A Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolve a Política Municipal para Pessoa com Deficiência trabalhando para que todos tenham o direito de pertencer a uma comunidade e estar incluído socialmente.
Instituído pela lei municipal nº 1943/2001, o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, 4/8, tem o objetivo de divulgar o trabalho diário e a necessidade de conscientizar que a luta permanece e muitos são os direitos ainda a serem conquistados.
Muito já foi conquistado, desde o atendimento na fisioterapia e demais serviços da saúde, a inclusão das crianças e jovens nas escolas municipais, a garantia de acessibilidade nos prédios públicos até o cuidado da nossa política habitacional que constrói unidades adaptadas, passando pelo Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), CED Armando Vidigal e a Associação Três AAA (para atendimento especializado em autismo).
Dentre as ações, há atendimento psicológico, alimentação, e participação em atividades de acordo com as capacidades. A Prefeitura oferece capacitação para professores, servidores e comunidade, além de transporte adaptado para estudantes.
A data, além de ser um dia aberto para mais reflexões, como impacto e contribuição no atendimento cotidiano, conscientização sobre direitos e benefícios, necessidade de integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural, juntamente outras secretarias, é também o momento de manifestarmos o orgulho de atender com qualidade, respeito e garantindo às pessoas com deficiência o exercício pleno dos direitos humanos e a participação da sociedade.