Direito à educação é debatido na Pré-Conferência da Juventude

08/07/2015 - 0:00
Direito à educação é debatido na Pré-Conferência da Juventude
Acessibilidade

Animados, os jovens do Centro de Referência da Juventude (CRJ), do Abrigo Institucional Toca da Coruja e do Projovem da Escola Municipal Paulo Freire, reuniram-se ontem, 7/7, no Centro Cultural Valdelice Prass, para discutir o eixo Direito à Educação que, juntamente com outros 6 eixos, norteará a 3ª Conferência Municipal da Juventude. Essa foi a primeira das sete pré-conferências, que antecederão a plenária final, marcada para 14 de agosto, a partir das 13h, no mesmo local.

O encontro foi aberto com a performance poética do diretor de teatro Ivo Amorim, que recitou a música, ainda sem lançamento, “É Isso Que Querem”, de autoria do Mc Gaspar, do Z’Africa Brasil, que propõe uma reflexão sobre o estilo de vida e os desejos dos jovens do País .

Em seguida, o coordenador do CRJ, Nilton Bispo, detalhou as etapas da Conferência e expôs aos cerca de 40 participantes, os objetivos do encontro. Ouça o depoimento:

Ao todo, foram 24 propostas levantadas. Dessas seis foram eleitas para serem apresentadas durante a Conferência Municipal. Entre os itens debatidos estiveram: segurança, autonomia, tolerância e interdisciplinaridade nas escolas.

A estudante do Projovem Camila Cristina Marinho Costa (29) participou do encontro e defendeu uma escola sem preconceitos, para ela e para os filhos Yasmin (13), Kauan (9) e Agatha (2), ouça:

O estudante de serviço social, John Lennon (23), eleito pelos participantes para representar o eixo Direito à Educação, durante a Conferência Municipal da Juventude, também deixou o seu recado, ouça:

O encontro contou com a participação da diretora de Trabalho e Qualificação Profissional, Gerusa Alves. As pré-conferências continuam até 31 de julho. Confira aqui a programação.

#3ConfJuv

Os jovens e munícipes que não puderam ou não comparecerão aos encontros presenciais, nas etapas municipais e estaduais da Conferência da Juventude também podem dar sua contribuição para a etapa nacional através de uma plataforma digital. Criado pelo Ministério da Juventude, o aplicativo “#3ConfJuv” estará disponível em breve.

Para acessá-lo é fácil, basta navegar na plataforma juventude.gov.br/conferencia ou baixar o aplicativo em smartphones ou tablets Android ou iOS. A partir daí, é só se cadastrar e apresentar propostas ou comentar  as propostas de outros usuários.

----
Compartilhe nas redes sociais