Diretoras participam de Congresso do programa Mais Educação em Minas Gerais

09/11/2009 - 0:00
Diretoras participam de Congresso do programa Mais Educação em Minas Gerais
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Profissionais de Educação de toda a região Sudeste estiveram num congresso em Belo Horizonte (MG), para trocas de experiências sobre a implantação do programa Mais Educação. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), reuniu mais de cem diretores e professores de escolas nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

Como representantes da Secretaria de Educação de Embu, a coordenadora da implantação do Mais Educação no município, Selma Bezerra, participou do congresso, acompanhada da diretora Maria José dos Santos. Selma relata que as discussões nos congressos são muito produtivas como oportunidade de acrescentar dados novos da aplicação do programa nas comunidades. Ela acredita que o sucesso da escola integral está diretamente ligada à participação dos cidadãos. “O Mais Educação vai além dos muros da escola, pois convoca pais e toda a sociedade a compreender a necessidade de intensificar os estudos” – afirma Selma.

Atualmente no Embu, o programa que prevê a ampliação da jornada escolar municipal de 5 para 7 horas está sendo implantado em oito escolas, atendendo à proposta de escola integral. Pelo programa, são incluídas atividades como Agenda 21, reforço à algumas disciplinas, dança, música e teatro, comunicações, entre outras complementares ao currículo escolar. As informações fornecidas no congresso serão reproduzidas para toda a rede de educadores da cidade.

Mais Educação, mais formação

O Mais Educação é uma estratégia do governo federal, por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que desde 2007 desenvolve ações do MEC e dos Ministérios da Cultura (MINC), do Esporte (ME), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Nacional da Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República. O objetivo é desenvolver o conceito de escola integral, ampliando as possibilidades de aprendizagem e integrando conhecimentos de diversas áreas, para crianças, adolescentes e jovens.

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