No Brasil, milhares de pessoas estão à espera de doadores de medula óssea. A medula é responsável pela produção do sangue, tanto dos glóbulos vermelhos quanto brancos e também das plaquetas. Assim, a pessoa que apresenta qualquer tipo de debilidade na medula tem seu sistema imunológico afetado.
A transfusão é feita através da retirada de células-mãe do doador e inseridas na corrente sanguínea do paciente. Essas células se instalarão no interior dos ossos e em seguida se multiplicarão dando origem a novas células sanguíneas “boas”.
O processo é bem simples e se dá de duas formas. A primeira – coleta direta da medula óssea – consiste na retirada de parte da medula do doador com uma agulha inserida na região da bacia e o procedimento é feito com anestesia, e dura cerca de uma hora. A segunda – coleta pela veia – o doador recebe uma medicação durante cinco dias para estimular a produção de células-mãe que, ao saírem da medula para a veia, são filtradas por uma máquina. O processo dura, em média, quatro horas.
Quem pode doar?
As pessoas com idade entre 18 e 55 anos devem procurar um hemocentro ou hemonúcleo (veja lista abaixo) e fazer um cadastro que consiste em um exame de sangue simples para verificar a compatibilidade (não é necessário ficar em jejum). Esse cadastro irá para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso seja compatível com algum paciente, você será chamado e, em seguida, é consultado para decidir se de fato quer doar. Como dito anteriormente, o procedimento é rápido, fácil e seguro.
O Hospital Infantil Darcy Vargas está em busca de doadores, pois há grande quantidade de crianças e jovens que estão à espera por uma medula compatível. Caso queira ser doador voluntário, ao se cadastrar basta informar o nome do hospital e a matrícula 77907. Locais para cadastro e doação:
Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
R. Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo/SP
Horário: de segunda à sexta, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 15h (não é necessário agendar)
Mais informações: (11) 2176-7000 ramal: 7249
Hospital Geral de Guarulhos – HGG
Av. dos Lírios, 300 – Pq. Cecap – Guarulhos/SP – Posto de coleta de sangue no 1º andar
Horário: de segunda à sexta, das 7h30 às 15h30 (não é necessário agendar)
Levar: RG, CPF, nome e telefone de duas pessoas para contato.
Mais informações: (11) 3466-1416/ 3466-1446 ou e-mail: hggtransfusional@santacasasp.org.br
Hemocentro Regional de Campinas
R. Carlos Chagas, 480 – Hemocentro da Unicamp – Campinas/SP. Mais informações: (19) 3788-8740