No dia 20/9, aconteceu mais um encontro do ciclo de formações de professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na EM Valdelice Prass. A formação deste ano é voltada para a Matemática. Em 2013, a Língua Portuguesa esteve no plano central das formações.
Os trabalhos são realizados com os cadernos de formação, que trazem conceitos de matemática que garantem os direitos de aprendizagem dos estudantes. Com os cadernos em mãos, os professores fazem as atividades em grupo, participam de oficinas e de vivências que aprimoram ainda mais o trabalho com os estudantes em sala de aula.
A formação toda dura 160 horas, 120 presenciais e para completar participam de saídas pedagógicas, como a visita ao Museu da Língua Portuguesa. Neste semestre, a saída será em um espaço voltado para a matemática. Há também os encontros de aprofundamento, onde são tratados temas como a heterogeneidade, direitos de aprendizagem em Educação Física (para se entender como a matéria influencia positivamente na aprendizagem), lançamento do edital das Olimpíadas Literárias e debate sobre a importância de se trabalhar todos os gêneros textuais com os estudantes.
“Os professores têm nos dado um retorno muito positivo, principalmente sobre as propostas. O Pacto tem proporcionado a discussão e o aprofundamento dos conceitos matemáticos e das práticas voltadas ao ciclo de alfabetização. Neste sentido, os professores ampliam as possibilidades em classe e incorporam novas estratégias que visam o aprendizado efetivo da matemática, entre elas os jogos e os materiais concretos, por exemplo. “Muitas vezes, os professores tem dificuldade para mostrar para as crianças como a matemática funciona. Os jogos são uma ferramenta fundamental na aprendizagem”, disse o coordenador local do PNAIC, Fernando Santos Almeida.