A receita de que rir é o melhor remédio é levada a sério pela ONG Doutores da Alegria, criada no Brasil há 17 anos para trabalhar junto a crianças hospitalizadas. Com a palestra “A Arte do Palhaço Gerando Transformação Social no Brasil”, Angelo Brandini, ator e palhaço “assumido” (como frisou o próprio), e intervenções da especialista em “besteirologia” Dra. Sakura, personagem da atriz Roberta Calza, a organização mostrou como transformar situações aparentemente difíceis em oportunidades, usando de criatividade, conhecimento e boas doses de alegria. O evento gratuito que lotou o Centro Cultural Embu das Artes na noite de 30/10 encerrou as atividades do Mês do Empreendedor em Embu, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania e Sebrae-SP.
“Tirar o que a gente tem de melhor e mais bonito e disponibilizar para as pessoas é a essência do nosso trabalho e deveria ser de qualquer trabalho”, explicou Brandini, que nos hospitais incorpora o palhaço Dr. Zorinho. O modo como os Doutores transformam os quartos de pequenos pacientes em palcos e tudo ou quase nada pode levar a sorrisos explica porque o grupo é exemplo de empreendedorismo. Segundo ele, o palhaço é um especialista em transformar obstáculos em recursos e é, portanto, um empreendedor por excelência.
Na abertura do evento, o prefeito Prefeito falou da Incubadora de Cooperativas, referência nacional em empreendedorismo criada por ele. Para o prefeito de Embu, “reforçar parcerias, estruturar melhor a Incubadora, buscar novas idéias para que os trabalhadores tenham uma vida digna são oportunidades que o poder público pode oferecer e por isso nunca ficamos de braços cruzados, fomos a luta”, salientou. O gerente regional do Sebrae em Osasco, Mauro Quereza, aproveitou a oportunidade para apresentar o novo projeto “Empreendedores do Futuro”, que visa a atender jovens de 16 a 25 anos. A intenção da entidade é lançar o projeto-piloto em Embu, Taboão da Serra e Osasco. E demonstrando total apoio ao empreendedorismo, participou também do evento Terezinha Campos de Almeida, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise).