E. M. Mauro Ferreira recebe rei africano

27/11/2014 - 0:00
E. M. Mauro Ferreira recebe rei africano

O Rei Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola (ou rei Obaulufon Mababeolá), Olumoyero II, de Ifon–Osun, na Nigéria, esteve na Escola Municipal Mauro Ferreira, na manhã de quinta-feira, 27/11, para prestigiar uma apresentação cultural realizada pelos estudantes da unidade.

Meninos e Meninas do Mais Educação – programa que oferece atividades no contra turno escolar -, e estudantes do 5º ano, jogaram capoeira, cantaram e dançaram canções tradicionais como Maculelê (dança de origem afro-indígena) e Samba de Roda, em homenagem ao rei.

Para Joel Sousa Santos Junior (11), estar tão próximo a um rei foi uma grande emoção: “Meu coração acelerou e no começo eu tive vergonha. Ele não é exatamente como eu imaginei, não usa coroa, nem roupa colorida, mas parece simpático. A simplicidade e a educação dele me chamaram a atenção”.

Opinião compartilhada pelo estudante Kauã Albuquerque Gomes da Silva (9), que antes mesmo do Mais Educação, já freqüentava rodas de capoeira com a mãe: “Eu já conhecia alguns golpes, mas a história da capoeira eu aprendi aqui na escola. Eu gostei do que o rei falou, acho importante essa troca de informações”.

Ao final do encontro os estudantes entoaram a canção “Todo Dia é Natal”, do grupo Roupa Nova, e o rei, com o auxílio de um tradutor e do secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, declarou palavras de incentivo e agradecimento: “Estou muito feliz por estar aqui hoje, por ver vocês participando das atividades escolares e aprendendo. Vocês são o futuro dessa nação, só assim vocês poderão ser como professores ou exercer cargos que amenizem a desigualdade social. No futuro, através dos acordos bilaterais que vêm sendo firmados entre os países, será possível realizar intercâmbios culturais entre estudantes africanos e brasileiros”.

Quase 200 pessoas, entre estudantes, educadores, funcionários e pais acompanharam as apresentações.

Clique aqui e veja o vídeo da apresentação