A Prefeitura de Embu das Artes, em parceria com as Secretarias de Educação e Mobilidade Urbana, participou do “Dia da família na escola”, realizado no dia 31/8, na escola E.M.Vazame, com uma palestra sobre normas de segurança no trânsito e nas vias públicas.
Há inúmeras razões da qual se deve ensinar trânsito nas escolas; dentre elas, resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes.
Principalmente porque o índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças é muito alto. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes.
Segundo pesquisas recentes, as principais causas dos acidentes de trânsito são:
A falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada.
A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.
A educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania.
Colaborou Jessely Cardoso, estagiária