Educação de Embu das Artes é premiada em evento do governo estadual

21/02/2024 - 16:25
Educação de Embu das Artes é premiada em evento do governo estadual
Foto: Jaoudat Nagi

O prefeito Ney Santos e o secretário de Educação de Embu das Artes participaram ontem, 20/2, do lançamento do programa “Alfabetiza Juntos SP”, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital, e contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder.

A Educação de Embu das Artes foi premiada em 1º lugar pelo crescimento do desenvolvimento de estudantes leitores entre as cidades de grande porte, com avanço de 15% no número de leitores iniciantes e fluentes.

“Parabenizo a toda a equipe da secretaria. Este é o reconhecimento de todo o trabalho que realizamos e o resultado dos investimentos em educação constantes que, durante nosso mandato, se tornaram prioridade”, disse o prefeito Ney Santos.

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

A Educação de Embu das Artes realizou diversas ações de leitura nas escolas, ressaltando o Programa Olímpiada Literária e a Jornada Literária, que incentiva a leitura por meio dos kits que os alunos receberam em 2023.

As escolas puderam trabalhar vários gêneros textuais e leituras diferenciadas com várias estratégias, como a construção de um livro por etapa de ensino que são expostos na Praça Central da cidade no final do ano, aproveitando os espaços do município e os espaços diversos da escola.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim de 2026. Para isso, a Secretaria Estadual de Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da avaliação da Fluência Leitora, um dos projetos em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes. Na ocasião, o governador assinou o decreto de criação do programa.