Educação de Embu é destaque em Campo Limpo Paulista

10/10/2007 - 0:00
Educação de Embu é destaque em Campo Limpo Paulista
Acessibilidade

Com ações importantes e inovadoras, Embu tornou-se referência na qualidade de ensino. No dia 4 de outubro, a convite do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a secretária  de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Mendes de Matos, esteve em Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, participando de um Painel de Ensino, dentro do 24º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais do Tribunal de Conta do Estado de São Paulo. O evento que teve transmissão ao vivo pela Web TV, contou com as presenças do prefeito anfitrião, Armando Hashimoto, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini, do secretário diretor geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sérgio Ciquera Rossi e representantes de mais de 30 municípios paulistas.

Em sua apresentação, a secretária Rosimary fez um breve histórico da cidade de Embu e explanou sobre os principais projetos da Secretaria de Educação, tendo como foco uma escola para todos, que tem os seguintes princípios norteadores: valorização dos profissionais da Educação; garantia do acesso e permanência; gestão democrática e qualidade social na Educação. “O direito à Educação precisa ser resguardado”, declarou. Projetos como Alfabetização Científica, Oficinas de Leitura, Agenda 21 Escolar, Merenda Escolar Diferenciada (Dieta Especial), Núcleo Arte, entre outros, foram destaques. “Quando nos tornamos cidadãos fazemos mudanças consistentes”, afirmou a secretária.

Vale ressaltar que a rede municipal de ensino conta com mais de 22 mil alunos matriculados, sendo que no Ensino Fundamental não existe nenhuma criança fora da escola. Atualmente, são investidos cerca de 27% do Orçamento da Prefeitura em Educação.

Também participaram do painel, os municípios de Campo Limpo Paulista, Embu-Guaçu, Franco da Rocha e Louveira. O público pôde conferir, ainda, palestras sobre o Projeto Audesp, Fundeb e LRF proferidas pelos técnicos-especialistas Paulo Massaru, Cláudio Cavalcanti e Fábio Lellis, respectivamente.  O secretário de Finanças, Fernando Amâncio de Camargo, também prestigiou o evento junto com a sua equipe.

Embu presente em mais uma etapa do Pró-Letramento

Com as presenças da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Embu, Rosimary Mendes de Matos, e de Lúcia Gusson Aguiar, coordenadora do Pró-Letramento, foi realizada a abertura do 1º Seminário de Acompanhamento do Estado de São Paulo, etapa Revezamento, no Embu Park Hotel Fazenda. De 3 a 5 de outubro, os tutores receberam cursos de formação em Matemática e Linguagem, ministrados pela profª. Dra. Roseli Aparecida Cação, da Universidade Estadual de Campinas, profª. Dra. Mara Sueli Simões Moraes e prof. Dr. Nelson Antônio Pirola, ambos da Universidade Estadual Paulista. O evento atraiu cerca de 200 participantes de todos os municípios paulistas, sendo seis de Embu.

O Pró-Letramento é um programa do governo federal de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Os tutores que fizeram o curso serão multiplicadores de conhecimento, orientando o trabalho dos educadores da rede municipal de ensino. Segundo Rosimary Mendes de Matos, os professores estão compreendendo melhor a proposta e aderindo ao programa: “precisamos contagiar cada vez mais pessoas para que os nossos alunos sempre reivindiquem livros, aulas dinâmicas e organizem grêmios para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária para todos, conquistada por meio de uma educação de qualidade”.

A cerimônia, contou, ainda, com a intervenção cultural do grupo de jazz Ação e Atitude e do poeta Moreira de Acopiara, membro da Academia Brasileira de Cordel.

 

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: