Educação municipal dá aula de cidadania

02/05/2005 - 0:00
Educação municipal dá aula de cidadania

"Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz…". A canção "Tocando em frente" de Almir Sater e Renato Teixeira celebrou a posse de cinco diretoras de escolas municipais de Embu das Artes não por acaso. Pela primeira vez na história da cidade " e como poucas no Brasil" a população participou da escolha do diretor escolar, provando que, quando incentivada, ela reconhece o seu papel coletivo e mostra-se capaz de exercê-lo.

Eleitas por votos de pais, professores e funcionários das respectivas escolas, que integram o Conselho Escolar, as novas diretoras assumiram os cargos em cerimônia oficial realizada na Prefeitura, no último dia 29 de abril. Visivelmente emocionadas e muito aplaudidas pela platéia que ocupou boa parte do auditório tomaram posse: Cleonice Fernandes Oliveira Dias, à frente da Escola Municipal (E.M.) Mikio Umeda; Lucilene Faria de Souza que dirige a E.M. Amilton Suga Gallego; Maria Aparecida Alves Cavalheiro lidera a E.M. Elza Marreiro Medina; Maria José Saretto Dinis é responsável pela E.M. Janaína de Agostinho Oliveira e Sandra Regina de Souza, pela E.M. Jornalista José Ramos.  Recebendo 27 dos 36 votos do Conselho na disputa com seis candidatos, a professora Cida Cavalheiro foi surpreendida pela vitória. "Sinto-me honrada por ter recebido a maioria dos votos. Tenho um amor muito grande pela comunidade e mesmo nas oportunidades de transferência, nunca quis sair da escola", disse entre lágrimas a nova diretora.

A participação popular nos rumos da cidade, de forma consciente e responsável, faz parte do projeto de governo do prefeito Prefeito. Segundo ele, através de iniciativas como essa, neste caso aplicada à educação municipal, o que se pretende é eliminar as barreiras que separam a escola da comunidade, valorizar e melhorar a qualidade do ensino. "Queremos abrir as escolas de verdade, para que não sejam depredadas", ressalta. O prefeito revela ainda que este é o caminho para a realização de um sonho: "que Embu tenha a melhor escola pública do Estado de São Paulo".

A dimensão da importância da coletividade na vida da escola foi demonstrada pela mãe de aluno e representante do Conselho Escolar da E.M. Elza Medina. Tímida, mas com palavras vibrantes e sábias, dona Josefa da Silva afirma sentir-se muito honrada em fazer parte do Conselho Escolar. "Se nós temos direitos vamos lutar por eles", salienta. A opinião é compartilhada pelo professor Lindomar Peixoto, presidente do Conselho Municipal de Educação. "Somos mais um servidor da escola para servir à comunidade", diz ele.

O evento marcou um momento histórico na educação e para a cidade de Embu das Artes, mas é preciso avançar mais. Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosimary Matos a eleição dos diretores municipais "é mais uma conquista. A gente precisa ter a coragem de tirar as grades e os muros da escola. Cabe a nós, a vocês (diretores, conselheiros), o desafio, junto à comunidade sempre", conclui.