Educação promove ação contra o bullying nas escolas

Sandra Martins
28/02/2024 - 12:46
Educação promove ação contra o bullying nas escolas
Foto: Secretaria de Educação
Acessibilidade

As escolas municipais de Embu das Artes aderiram ao “Fevereiro Laranja – Mês Oficial do Combate ao Bullying”, instituído no calendário da cidade por meio da LEI Nº 3.358/2022. A campanha promove a conscientização sobre a importância de combater o bullying nas escolas.

A partir dessa campanha é promovido, no âmbito escolar e na sociedade, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas escolas.

Mas o que é bullying?

A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.

Estudos recentes mostraram que adolescentes que sofrem bullying correm maior risco de desenvolver episódios psicóticos e apresentam níveis mais baixos de um neurotransmissor chave numa parte do cérebro envolvida na regulação das emoções. A expectativa é que este neurotransmissor possa ser um alvo potencial para intervenções farmacêuticas destinadas a reduzir o risco de perturbações psicóticas, de acordo com estudo publicado recentemente na revista científica Molecular Psychiatry.

----
Compartilhe nas redes sociais