Educação seleciona alfabetizadores para o PBA-MOVA

Sandra Martins
24/10/2024 - 14:29
Educação seleciona alfabetizadores para o PBA-MOVA
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convoca candidatos para a chamada pública do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Ministério da Educação (MEC) para seleção e composição de cadastro de alfabetizadores populares. Além disso, visa selecionar voluntários para atuar em turmas de alfabetização voltadas a jovens, adultos e idosos fora do sistema formal de ensino nos núcleos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).

O perfil dos candidatos exige, entre outros requisitos, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter no mínimo 18 anos, possuir ensino médio completo e experiência em alfabetização. Também é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, militares. Veja o edital aqui.

As inscrições vão de 25/10/2024 à 31/10/2024, devendo o candidato comparecer à Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes e preencher a ficha do educador, anexar cópia do RG, CPF e currículo, ou através do deste link.

O processo seletivo será composto por análise curricular e de documentação, com as vagas sendo distribuídas em todas regiões do município, nos núcleos do MOVA ou diante das demandas surgidas.

Ainda conforme o cronograma do edital, no dia 06/11 será a interposição/recurso e em 08/11/2024 convocação dos alfabetizadores. Os candidatos aprovados deverão assinar o Termo de Compromisso para execução das atividades no dia 8/11. Os alfabetizadores selecionados serão convocados conforme a consolidação das turmas, que devem ter no mínimo 15 estudantes.

Segundo o edital, a iniciativa busca combater o analfabetismo em comunidades rurais e urbanas, com foco na inclusão de indivíduos a partir dos 15 anos. Os alfabetizadores selecionados atuarão por 12 meses, contribuindo para a consolidação da alfabetização, especialmente nas áreas mais vulneráveis. O trabalho envolve, além das atividades em sala de aula, a participação em formações continuadas, produção de material pedagógico e visitas domiciliares aos alfabetizandos.

O Programa Brasil Alfabetizado é parte de um esforço nacional do MEC para superar o analfabetismo e qualificar a educação de jovens e adultos, alinhado ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, instituído em 2024.

Embora a atividade seja voluntária, os alfabetizadores farão jus a uma bolsa mensal de R$1.200 por turma ativa. O pagamento será feito diretamente pelo Banco do Brasil S.A., por meio de um cartão-benefício emitido em favor do bolsista, conforme regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O valor será concedido por até 12 meses, desde que o alfabetizador (a) cumpra as obrigações estabelecidas, como a entrega mensal do relatório de frequência, participação obrigatória das formações, realizar busca ativa dos estudantes faltosos, preenchimento dos  Instrumentos de Acompanhamento e avaliações da turma.

Qualquer dúvida, entrar em contato através do telefone: (11) 5990-3901 (Opção 3) em horário comercial (das 08h às 17h), Setor EJA/MOVA.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: