Em apenas 20 dias SAMU recebe quase 2 mil chamados

06/09/2011 - 0:00
Em apenas 20 dias SAMU recebe quase 2 mil chamados
Acessibilidade

A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) Regional foi inaugurada no dia 30 de julho e, em apenas 20 dias, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados quase 2 mil atendimentos. Do total, 44% eram solicitações de resgate em razão de acidentes de todos os tipos: em vias públicas, domicílios e locais de trabalho. Mesmo as cidades de Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Juquitiba não terem iniciado o atendimento no mesmo período em razão da falta de recursos humanos completo.

A maioria dos casos, 82%, foi atendida pelo Suporte Básico, os demais foram realizados pelo Suporte Avançado (UTI Móvel), do total, 7% eram por conta de acidentes e mal súbitos graves.

Antes da implantação do SAMU, o município não conseguia atender a todos os chamados, assim, os Bombeiros eram acionados. Com o SAMU, todas as solicitações são atendidas, seguindo ordem de prioridade estabelecida pelo médico na Central de Regulação. Dentre as ligações para o 192, 4% dos casos são resolvidos pelo próprio médico regulador que orienta o paciente ou solicitante, sem a necessidade de deslocamento de ambulâncias.

Os profissionais recebem treinamentos constantes e são capacitados para resolverem, com mais eficiência, os problemas apresentados.

Transporte ambulatorial

O Governo da Cidade de Embu das Artes oferece também o transporte ambulatorial. Em um mês, foram realizados 503 transportes intra-hospitalares de pacientes de maior complexidade clínica. A equipe de remoção é composta por técnicos de enfermagem, dessa forma, evita retirar enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para acompanhar o paciente.

Mas além das remoções e resgates, os carros ambulatoriais transportam pacientes com câncer e hemodiálise que necessitam de atendimento de alta complexidade. Foram realizadas 324 saídas em apenas um mês, o que representa cerca de 1.300 pacientes atendidos.

Esse serviço não é realizado pelo SAMU, mas sim por cinco vans ambulâncias da própria prefeitura tripuladas por socorrista condutor e técnicos de enfermagem. Para solicitar o serviço o paciente, ou responsável, deverá procurar a UBS mais próxima, com antecedência mínima de três dias.

Em caso de emergência, disque 192 para acionar o SAMU.

----
Compartilhe nas redes sociais