Em carta, ministra engrandece gestores da Assistência Social

04/03/2015 - 0:00
Em carta, ministra engrandece gestores da Assistência Social

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, enviou uma carta para todos os gestores de Assistência Social, na qual agradece pelo empenho para a superação da pobreza, inclusão produtiva e ampliação do acesso a serviços.

Ela destaca o esforço que mantém 36 milhões de pessoas fora da miséria, em todo o país, os mais de 1,3 milhão de famílias incluídas no Cadastro Único como resultado da Busca Ativa, o programa de qualificação profissional, Pronatec, e o desafio em combater o preconceito aos pobres.

Leia abaixo a carta na íntegra

Caro gestor,

Gostaria de começar esta nossa conversa com um agradecimento. Os resultados obtidos até aqui na superação da extrema pobreza, na inclusão produtiva e na ampliação do acesso a serviços – pilares do Plano Brasil Sem Miséria – não seriam possíveis sem a participação de cada um de vocês, responsáveis pelo contato mais próximo com os beneficiários.

O trabalho de vocês é fundamental para que 36 milhões de pessoas se mantenham fora da miséria, em todo o país. E não foi só a renda que melhorou: a queda da pobreza se verificou em todas as dimensões, como educação, saúde, habitação e acesso a bens e demais serviços públicos. Já temos, no Brasil, a primeira geração de crianças que não passará pela cruel experiência da fome. A taxa de abandono escolar no ensino fundamental e no ensino médio é menor entre os beneficiários do Bolsa Família do que entre os demais estudantes da rede pública.

O Bolsa Família já alcança praticamente todos os brasileiros que precisam. Mais de 1,3 milhão de famílias foram incluídas no Cadastro Único como resultado da Busca Ativa. E, mais importante, nos últimos anos, o programa passou a complementar a renda de forma a que todas as famílias vivam acima da linha da extrema pobreza. Estamos mudando a paisagem do sertão, levando água, assistência técnica e oportunidades à população do Semiárido. Desde 2011, 781 mil cisternas foram entregues na região. Consideradas as cisternas construídas em 12 anos, podemos dizer que 1,1 milhão de mulheres deixaram de carregar latas de água na cabeça.

O programa de qualificação profissional Pronatec orientado à população inscrita no Cadastro Único ultrapassou 1,5 milhão de matrículas e cerca de 478 mil beneficiários do Bolsa Família tornaram-se microempreendedores individuais. Aproximadamente 3 milhões de famílias já deixaram o programa porque não precisam mais do benefício. Vocês, gestores, têm um papel importante nesses resultados, que deram à estratégia brasileira de combate à pobreza o reconhecimento internacional. Gostaria de celebrar com cada um de vocês as conquistas do país. Todas as metas do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, foram cumpridas antes do prazo. Não são apenas números, mas uma experiência da qual cada um de vocês fez parte e cujo relato está à disposição de todos os interessados no livro que publicamos em dezembro. Trata-se também de um legado a partir do qual avançaremos neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Neste momento, renovamos nossos compromissos com a inclusão social e a redução das desigualdades. O lema deste novo período de governo é “Pátria Educadora”. E não há nada menos educador do que a miséria. Superada a fome, é hora de enfrentarmos a fome do conhecimento. Como eu disse no meu discurso de recondução, precisamos avançar na oferta de educação na pré-escola e na oferta de educação em tempo integral para nossas crianças e jovens de baixa renda, assim como lhes abrir caminho ao ensino profissionalizante e universitário. Um dos grandes desafios será coordenar cada vez mais a qualificação profissional com a intermediação de mão de obra.

Certamente, um dos nossos maiores desafios é pôr fim ao preconceito que existe contra os pobres, como se fossem pobres por opção e não por falta de oportunidades melhores. Para avançar no combate ao preconceito, também conto com o apoio de cada um de vocês.

Aproveito essa primeira edição do Cá entre Nós para reafirmar que o canal de comunicação com o Ministério do Desenvolvimento Social continua aberto, via Central de Relacionamento. Suas observações, críticas e sugestões serão bem-vindas. Pelo menos uma vez por mês, retomarei o contato.

Tereza Campello
Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome