Em vez de maioridade penal aos 16, mais prevenção, diz Prefeito

Em vez de maioridade penal aos 16, mais prevenção, diz Prefeito
Acessibilidade

No seu discurso de abertura da sede do 2º Conselho Tutelar de Embu das Artes, dia 31/3, na rua Córsega, 219, Jardim Estela, o prefeito Prefeito disse que aquele deveria ser um momento de reflexão e de mais atenção aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “Tem sido difícil consolidarmos o estatuto, que foi atacado brutalmente e vira-e-mexe a questão da maioridade penal é tratada como se só prender as pessoas resolvesse o problema. Quem comete uma infração deve responder por ela, mas é fundamental investir na prevenção.”

A antecipação da maioridade penal, de 18 para 16 anos, é vista como uma violação à Constituição e ao ECA. Na visão do prefeito, o acesso à educação, mais emprego e assistência social para conter a desagregação familiar são medidas mais eficazes para reduzir a criminalidade entre os adolescentes e jovens. “A melhor solução para a violência, assim como para a doença ou a fome, é a garantia de direitos”, disse o prefeito, destacando que por isso o 2º Conselho Tutelar é fundamental para a cidade de 260 mil habitantes. O prefeito anunciou que, no dia 3 de maio, 5 mil vagas em 22 modalidades esportivas serão colocadas à disposição  da população de Embu, fato que colabora na educação de jovens e adolescentes.

Prefeito foi muito aplaudido e recebido com carinho pelos moradores que compareceram à inauguração da sede. Conversou com adolescentes e jovens e até tomou café na casa de um morador. Vanessa Silva de Araújo, 15 anos, e as irmãs Tamires, 15, e Jaqueline Costa Santos, 13, dialogaram com o prefeito sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e outros projetos desenvolvidos no município para jovens e adolescentes. “É importante o Conselho aqui porque fica perto da gente”, disse Vanessa, moradora do Jardim Kennedy..

Na inauguração foram distribuídos exemplares do ECA 18 Anos, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Condeca). Na inauguração da nova sede, a presidente do 2º Conselho Tutelar,  Deusdedith Pereira de Almeida, lembrou que o órgão existe para zelar e garantir o direito de crianças e adolescentes a uma vida com saúde e dignidade. “Se queremos um futuro melhor temos de construir desde já direitos para crianças e adolescentes”, disse, ao citar as atribuições do Conselho Tutelar contidas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, como a sua atuação nos programas de atendimento ao lado do poder executivo. O presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim de Oliveira Filho, destacou a necessidade de Embu contar com mais de um Conselho Tutelar: “Quando criamos o primeiro, em 1993, a população era de 90 mil e agora é de 260 mil”, disse. “Devemos ficar atentos e denunciar ao Conselho cada violência”, afirmou o vice-prefeito Natinha. À inauguração compareceram outros representantes da administração, vereadores e líderes comunitários.

Na sede do 2º Conselho Tutelar de Embu das Artes, na rua Córsega, 219, Jardim Estela, já está trabalhando a equipe formada por Ana Cristina Feitosa, José Cristiano Magalhães, Simone dos Santos, Valéria Conceição dos Santos Mercês, presidida por Deusdedith. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h e das 13 às 17 h. Telefone: 4778-5605.

----
Compartilhe nas redes sociais