Embu: alunos, educadores e pais discutem sexualidade

06/12/2007 - 0:00
Embu: alunos, educadores e pais discutem sexualidade

A manhã do dia 30/11 foi diferente na Escola Municipal Vista Alegre. As crianças tomaram banho juntas para se auto-conhecerem e depois participaram de uma oficina de beleza, pois a sexualidade também envolve vaidade, cuidados com o corpo e isso deve ser tratado desde os primeiros anos de vida.

As atividades fizeram parte do Projeto de Educação Continuada Sexual (ECOS), desenvolvido pela Prefeitura de Embu, através das Secretarias de Educação e Saúde, e das programações do Dia Mundial de Combate à Aids. A direção da escola também organizou roda de discussão com os pais. A E.M. Vista Alegre faz três encontros desse tipo anualmente e conta com a presença de pais e educadores. “Com alunos entre 2 a 4 anos de idade, pode-se dizer que a escola é ousada por fazer este trabalho com crianças tão novas”, afirmou Alcione Mercante de Oliveira, da equipe gestora do projeto existente desde 2001.

Em ação desde 2001, o projeto está implantado em todas as escolas do município como parte do Plano Político Pedagógico da escola e atendeu este ano 22 mil alunos da rede municipal e 33 mil da estadual. A intenção é levar à comunidade a reflexão sobre prevenção e sexualidade. Uma equipe de 30 profissionais compõe a equipe gestora que traça as diretrizes tanto do município quanto das escolas estaduais. Atualmente, o município é dividido em 11 escolas-pólo, cada uma atendendo entre 10 e 15 escolas.