Embu comemora Dia do Artesão com seminário

26/03/2010 - 0:00
Embu comemora Dia do Artesão com seminário
Acessibilidade

Para comemorar o Dia do Artesão (19 de março), a Secretaria de Turismo realizou o seminário “O artesão e o reencantamento do ofício”, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. O evento reuniu Gabrielle Nunes de Andrade, representante do Ministério do Turismo, Rubens Sanches, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Paulo Giannini, secretário de Governo, representantes da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), o vereador Júlio Campanha, o presidente da Casa do Artesão, Aparecido Valdivino de Souza, a coordenadora do Memorial Sakai, Tônia do Embu e outros artistas locais.

Segundo Gabrielle, que não conhecia Embu, mas logo de cara achou a cidade um charme, o envolvimento e a participação são importantes para valer o desejo e a vontade de cada um. Ela destacou que o município deve investir em um turismo diferenciado para atrair ainda mais visitantes. Receber turistas nos ateliês e oferecer um café, por exemplo, é uma maneira carinhosa de criar vínculo com o público e de se posicionar no mercado mundial, de olho na Copa de 2014.

O público fez questionamentos sobre diversos assuntos, entre eles o fim do turismo rural, a falta de cuidado com os outros pontos turísticos da cidade, a escassez de placas de sinalização dos espaços de arte e a falta de espaço na feira para que os índios tupi-guarani mostrem sua cultura. Também sugeriram que a Prefeitura faça um trabalho de formação com as crianças, para que elas saibam onde ficam os principais pontos turísticos da cidade e orientem, quando necessário, os visitantes.

O secretário de Turismo, José Aparecido da Silva (Ronaldo), se comprometeu a analisar as propostas e a receber todos os projetos para avaliação. “Nossa secretaria está de portas abertas. Não estamos aqui para brincar. Se alguém perdeu alguma coisa lá atrás, vamos recuperar” – afirmou. 

----
Compartilhe nas redes sociais