Embu das Artes participa de 24 a 26 de maio do II Seminário do Museu D. João VI, em comemoração aos 195 anos da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marilene Silva, ceramista e pesquisadora do Instituto Portucale de Cerâmica Luso-brasileira, dará palestra no dia 26 de maio com o título A Ornamentação Arquitetônica do Século XIX – Objeto de Estudo para a Compreensão do Ofício das Artes no Brasil.
Estudos em mais de 500 peças, segundo Marilene, "não endossam a classificação de segunda classe recebida na Exposição do Palácio de Cristal Portuense, em 1887, pela faiança ordinária que apresentava, pois os exemplares desta fábrica são encontrados em melhor estado de conservação, comparados aos exemplares de seus concorrentes, quer pela massa cerâmica, quer pela esmaltação apresentadas".
Localizado no bairro de Itatuba, o Instituto Portucale iniciou suas atividades em 2006 para abrigar uma coleção, como tantas outras grandes ou pequenas instituições, mas todas importantes para a preservação e difusão do conhecimento através da cultura material.
A coleção é resultado da iniciativa, perseverança, sensibilidade e organização de um colecionador que consegue dar forma a um recorte histórico, no caso, a produção da cerâmica portuguesa do fim do século 18 ao início do século 20 e sua relação com o Brasil – a cultura material luso-brasileira no período do Romantismo.
O Instituto Portucale ocupa uma grande área arborizada onde as ações foram divididas em núcleos: Conservação e restauro, Cerâmica, Referência e Documentação. Possui acervo de livros e revistas para pesquisa sobre o assunto.
O Instituto Portucale também abre suas portas para realização de eventos. O local possui completa infra-estrutura, com instalações para jantares, reuniões e cerimônias, com amplas salas de estar e jantar, cozinha equipada interna e externa, espaço com tevê e data show, e demais áreas adaptáveis. O belo paisagismo e seu acervo exposto a céu aberto imprimem ao instituto a vocação cenográfica, sendo um excelente espaço para práticas artísticas, filmagens e ensaios fotográficos.
O Museu
O Museu D.João VI da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é universitário. Reúne as coleções da Escola de Belas Artes e seu Arquivo Histórico, com o objetivo de preservar e divulgar a memória do ensino artístico oficial no Brasil. Em seu acervo, o Museu D.João VI abriga, em especial, a produção artística do século 19 no Brasil, por meio de coleções de medalhística e de desenhos arquitetônicos e ornamentais, obras de alunos e professores selecionados nas exposições anuais e nos concursos, envio de pensionistas em gozo dos prêmios de viagem, e a coleção Jerônimo Ferreira das Neves, que inclui obras do Renascimento italiano, ibérico e flamengo, assim como porcelanas da Companhia da Índias e marfins de Goa.
Mais informações: Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira, tel.: 55 (11) 4704-4072.
http://www.institutoportucale.com.br/