Embu das Artes está na Bienal Internacional de Grafitti

15/05/2015 - 0:00
Embu das Artes está na Bienal Internacional de Grafitti
Acessibilidade

Ronaldo Souza, 31, morador do Jardim Santo Eduardo, é um dos representantes da Cultura Urbana na cidade. Atualmente, presente na 3ª Bienal Internacional de Grafitti Fine Art, com um painel de 24,5m², Ronaldo concilia o grafite e o trabalho em um escritório de contabilidade.

Apesar da agenda apertada, Image, como assina suas obras, já representou a cidade em outras intervenções de grande visibilidade como Call Parede, intervenção artística em cúpulas de orelhões da Av. Paulista, maior painel de grafite da América Latina, em conjunto com o Coletivo Escrita Rupestre, na Av. 23 de Maio, com o Coletivo Davila – Nós Somos e, até, em outros estados como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo.

Foi durante a formação em desenho, na Quanta Academia de Arte, antiga Fábrica de Quadrinhos, que Image descobriu a vocação para desenhar mulheres, temática que hoje permeia suas obras. Para o artista, o grafite é um hobby, ganhar dinheiro com a prática é uma consequência, e não uma obrigação.

Segundo Image, a Cultura de Rua é teoricamente nova e, em Embu das Artes, só começou a ganhar espaço há 5 anos: “Só após a mudança política e muita insistência por parte dos grafiteiros, nós começamos  a conquistar o nosso espaço e ser vistos com outros olhos na cidade. Hoje recebemos apoio da Prefeitura para a execução de alguns projetos, e eu sinto o maior orgulho de representar o meu município, levar o nome da cidade para outros lugares”.

Mesmo com a evolução que a Cultura de Rua tem vivenciado nos últimos anos, Image afirma que, até mesmo na cidade, ainda existe resistência por parte de alguns artistas de outros segmentos: “Ainda tem gente que se incomoda, a minha vontade é tornar o grafite mais presente, principalmente nos muros do centro da cidade. Acho que uma ação conjunta entre grafiteiros e artistas já renomados no município, faria com que eles olhassem a nossa arte de uma outra forma”.

A 3ª Bienal Internacional de Grafitti Fine Art está aberta para visitação até 17 de maio, às terças, das 10h às 21h, e de quarta a domingo (e feriados), das 10h às 18h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3). Além dos murais e quadros pintados com spray, estêncil e pincéis, a Bienal ainda conta com outros formatos de expressão cultural, como instalações, esculturas e vídeoarte. Entrada gratuita.

----
Compartilhe nas redes sociais