Embu das Artes brilhou mais uma vez. Desta vez, foi em um evento nacional e internacional ligado à arte e à decoração, realizado na cidade de Vitória, Espírito Santo. A FEICARTES – Feira Internacional Capixaba de Arte, Artesanato e Mobiliário Artesanal, aconteceu de 22 a 31 de julho, com a presença de 22 estados brasileiros e 15 países, dentre eles Portugal, Japão, Marrocos, Cuba, Peru, Kênia, China.
Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo – que teve o maior estande individual da Feira, com 72m2 – levou à Feicartes a sua marca mais famosa: a Arte ao Vivo. Durante os 11 dias do evento, 9 artistas da cidade trabalharam em suas obras e mostraram ao público, estimado em 18.000 visitantes, que quem sabe faz ao vivo! Estiveram presentes: Cláudio Veneranto (escultura em madeira), Carlos Kahan (óleo sobre tela), Mario Ramos (escultura em pedra sabão), Meire Lopes (óleo sobre tela), Carlos de Almeida (escultura em mármore e madeira), Mariano e Takumi (Arlequim e Pierrot), e o Atelie Correra e Gonda (esculturas luminares em pedra, objetos de design e pintura sobre papel).
Com mais de cem expositores, em uma área de 10.000 m2, o estande de Embu das Artes chamou a atenção de visitantes e expositores. E essa visibilidade já está rendendo frutos. Segundo Renato Gonda, secretário municipal de Embu das Artes, que esteve na Feicartes, vários artistas de outros estados brasileiros estão procurando a Secretaria para participar como expositores visitantes na Feira de Artes. Entre eles, dois expositores do Rio Grande do Sul, Ricardo Camargo e Rejane Camargo, que produzem jóias em prata, e Odair, de Florianópolis, com seus trabalhos em seda pintada à mão, estão vindo para participar como convidados. Uma rendeira do Ceará, Nailza Cabral, por exemplo, que trabalha a renda em filé, está se mudando para São Paulo e deseja montar uma cooperativa de rendeiras na cidade. O pernambucano Manoel da Marinheira Filho, o mais novo escultor de uma família tradicional de escultores em madeira, virá em setembro para expor seus trabalhos na Feira de Artes. Uma exposição está sendo organizada com obras do artista capixaba, Neusso Ribeiro, escultura em madeiras queimadas ou corroídas pelo mar.
Outro contato importante foi com o diretor superintende do Sebrae, do Espírito Santo, João Felício Scardua, com quem a Secretaria de Turismo de Embu das Artes está fechando uma parceria para a vinda de artesãos capixabas para ministrar cursos de artesanato em fibra de bananeira para artesãos embuenses.