Embu das Artes homenageia as mulheres e recebe milhares de foliões

10/03/2011 - 0:00
Embu das Artes homenageia as mulheres e recebe milhares de foliões
Acessibilidade

Na terça-feira de Carnaval, 8 de março, data em que também é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Parque do Lago Francisco Rizzo foi palco da grande festa de encerramento dos quatro dias de folia. Milhares de pessoas, de todas as idades, muitas fantasiadas, prestigiaram o evento, que contou com shows, barracas de comes e bebes, e desfile dos tradicionais blocos carnavalescos da cidade. Todos eles destacaram no enredo o tema mulher, com homenagens a Maria da Penha, Olga Benário Prestes, Princesa Isabel, Inês Israel dos Santos, Nise da Silveira e Margarida Trindade. Saúde e gênero também foram temas dos blocos.

“Hoje é um dia de luta, um dia de garra. Queremos uma sociedade onde os homens e a mulheres estejam no mesmo patamar. Assim, teremos uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos” – disse Marisa Araújo, coordenadora da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça de Embu das Artes, ao pisar na avenida com o Bloco da Inês. O bloco foi batizado com o mesmo do Centro de Referência da Mulher, em homenagem a Inês Israel dos Santos, uma mulher negra, militante, que faleceu aos 39 anos, vítima de uma bala perdida. Servidoras da Prefeitura de Embu, o grupo Batuca Lata e o Dança Cigana, do Centro de Referência do Idoso, deram um show de alegria.

A Corte do Carnaval mostrou muita simpatia e samba no pé ao abrir o desfile dos blocos  do Barata, Unidos do Santa Tereza, Menino Arteiro, Zumaluma e Kambinda. Os grupos Sequência e Sincopado Paulista e as bandas Novamente, Primagia animou o público com muito samba, pagode e axé.

O Carnaval de Embu das Artes valoriza a expressão popular e a festa de rua voltada à família.  O evento ocorreu simultaneamente no Parque Rizzo e no Jardim Santa Tereza, entre os dias 5 e 7 de março e foi acompanhado pelo secretário de Cultura, Paulo Oliveira. Os foliões puderam pular o carnaval com segurança e infraestrutura. A Guarda Civil Municipal de Embu trabalhou em conjunto com a Polícia Militar, diversos banheiros químicos foram colocados à disposição do público, que também contou com área para estacionamento.

Ouç Chamada para o Carnaval – 2011

----
Compartilhe nas redes sociais