Embu das Artes marca presença no III Encontro Nacional dos Conselhos Escolares

04/10/2011 - 0:00
Embu das Artes marca presença no III Encontro Nacional dos Conselhos Escolares
Acessibilidade

Na abertura das atividades do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, disse que o “direito à educação tem que ser repetido todos os dias e várias vezes ao dia”. O motivo da repetição, segundo a secretária, é que o direito à educação é muito recente no país e ele precisa se solidificar.

O evento ocorreu de 27 a 30 de setembro, em Brasília, reunindo atividades de formação de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e trocas de experiências, com transmissão em tempo real pela internet.

Para ilustrar a importância da organização dos conselhos escolares com a participação de pais, estudantes, professores e gestores na vida da escola, a secretária Maria do Pilar lembrou aos conselheiros que mudanças na educação são geracionais. No início de 1960, de cada cem crianças 80 estavam fora da escola porque a educação não era um direito. “Com isso, milhões de brasileiros não tiveram o direito de aprender.” – afirmou.

A Constituição Federal de 1988, lembrou Pilar, marca o início de uma sociedade de direito para todos. “Somos uma República laica, que aceita todas as religiões, raças e etnias.” Mas, para que isso seja pleno, segundo ela, o Brasil precisa ter uma escola pública forte para todos, com a presença dos filhos das classes média e alta, o que ainda não ocorre. “A constituição e o funcionamento pleno dos conselhos escolares fazem parte desse processo de transformação do país” – observou. 

Lidia Balsi, assessora da Secretaria de Educação de Embu das Artes representou o município e  também todas as cidades do Estado de São Paulo na apresentação da agenda de trabalho para o próximo ano. Já está na programação a realização de um Fórum, na cidade de São Carlos, no mês de dezembro,  preparatório para o I Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

----
Compartilhe nas redes sociais