Foi lançado ontem, 9/4, pelo Comitê Paulista da Copa, um guia Roteiros Paulistas, com sugestões de roteiros turísticos na capital, no interior e no litoral de São Paulo tanto para brasileiros quanto para estrangeiros que estiverem no estado para a Copa do Mundo. Embu das Artes é umas das 49 cidades escolhidas com roteiros de lazer, cultura e gastronomia. O secretário de Turismo, Valdir Barbosa, participou do evento que aconteceu no Museu do Futebol em São Paulo.
O material traz sugestões de passeios para um, dois ou três dias em São Paulo. O guia foi definido de acordo com o perfil dos turistas de Copa do Mundo e também levando em consideração o pouco tempo que esses visitantes terão entre os jogos.
Embu das Artes aparece tanto no guia quanto no mapa que o acompanha, dentro dos roteiros de um dia, e mostra as atividades oferecidas aos turistas, como chegar à cidade, onde comer e onde ficar.
São 55 roteiros em 49 municípios que estão organizados em quatro temas: sol e praia, cultura e lazer, comer e beber e aventura e natureza. Entre os passeios sugeridos na cidade está a Feira de Artesanato, Museu de Arte Sacra e o Museu do Índio.
Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, se inscreveu para participar e foi escolhida por estar dentro dos critérios do Comitê Paulista da Copa: tem estrutura para receber o turista internacional, está em um raio de 300 quilômetros da capital e tem atrativos em duas das quatro áreas selecionadas.
Serão distribuídos 1 milhão de guias, disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol. Ele será enviado a agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados e federações de futebol dos países participantes da Copa do Mundo.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, São Paulo é o estado brasileiro que mais recebe turistas: cerca de 50 milhões por ano, 13 milhões deles somente na capital.