Embu das Artes participa da Conferência Internacional de Educação de jovens e Adultos

04/12/2009 - 0:00
Embu das Artes participa da Conferência Internacional de Educação de jovens e Adultos
Acessibilidade

A secretária de Educação, Rosimary Mendes de Matos, esteve em Belém do Pará, de 1º a 4 de dezembro, representando Embu das Artes na 6ª Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea). Ela fez parte da delegação de 100 profissionais responsáveis pela políticas de educação de jovens e adultos no Brasil. Segundo Rosimary, foi maravilho discutir a educação com representantes do mundo todo.

O evento envolveu os países-mebros da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), agências das Nações Unidas, agências multilaterais e bilaterais de cooperação, organizações da sociedade civil, setor privado e aprendizes de todas as regiões do mundo. O encontro, organizado pela UNESCO, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e o governo do Pará, ocorre a cada 12 anos e pela primeira vez foi realizado no Hemisfério Sul. A última Confintea foi em Hamburgo, na Alemanha, em 1997.

Segundo dados da Unesco, há 774 milhões de adultos analfabetos em todo o mundo. Três quartos desse total concentram-se em 15 países, entre eles o Brasil.

EJA em Embu

A Secretaria de Educação vem investindo na alfabetização e na educação de jovens e adultos por meio do MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Segundo o Censo 2000, aproximadamente 25% da população de Embu tem baixa escolaridade, sendo que 7,7% dos habitantes com 15 anos ou mais são analfabetos absolutos. Com base nestes dados, os programas estão em vários bairros da cidade garantindo a todos o direito ao estudo.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: