A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, participou no dia 26/2, do 3º Encontro Regional da Grande Oeste de Enfrentamento do Trabalho infantil.
O encontro teve como objetivo articular ações entre os municípios, apresentar os projetos de sucesso e promover uma agenda intersetorial e intermunicipal voltado ao enfrentamento do trabalho infantil.
A articulação intermunicipal de Politicas Públicas para enfrentamento do problema se constitui uma importante e necessária agenda na proteção da infância e adolescência.
As crianças e adolescentes em situação de Trabalho Infantil estão expostas de mortalidade, acidentes, exploração sexual, doenças, evasão escolar e reprodução do ciclo de pobreza.
A legislação brasileira define Trabalho Infantil com atividades econômicas ou de sobrevivência, podendo ter a finalidade de lucro, remunerados ou não, realizados por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalva a condição de aprendiz.
De acordo com o censo do IBGE (2010), no Brasil foram identificados 3,4 milhões de crianças e adolescentes realizando algum tipo de trabalho; por isso, é importante sensibilizar e mobilizar a sociedade, a família e os agentes que integram a rede de proteção apara o enfrentamento desta problemática.
Os encontros da rede protetiva da região Grande Oeste, tem priorizado estas questões tão importantes para a sociedade e estimulado a articulação entre diferentes setores para a implantação e efetivação de Politicas Publicas de combate e erradicação do Trabalho Infantil.