O Parque do Lago Francisco Rizzo foi palco nesta segunda-feira, 14/12, da 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil com o intuito de definir e elaborar estratégias para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC).
Na cerimônia de abertura, o secretário de Governo, Paulo Giannini, reforçou a idéia que a cidade deve ter uma Defesa Civil mais ativa. “Com as obras e o desenvolvimento da cidade é necessário ter uma Defesa Civil mais estruturada para atender a população” – disse Giannini. “Com os investimentos provenientes do PAC e da Prefeitura, estamos preparando a cidade para enfrentar as situações adversas com a chuva” – falou o secretário de Serviços Urbanos, Nelson Pedroso.
Depois, foi realizada uma palestra pelo geólogo e membro da Defesa Civil, Paulo Brandão. Ele explicou como surgiu a Defesa Civil no mundo, no Brasil e em São Paulo e como o crescimento desordenado das cidades e o adensamento populacional em áreas de riscos podem ocasionar deslizamentos de terra e desabamento de casas, por exemplo. Além disso, mostrou aos participantes as ações preventivas que Embu vem tomando para evitar esses desastres como o mapeamento de todo município, levantando todas as áreas de riscos, e citou os dois maiores problemas que a cidade enfrenta em época de chuvas: inundação e o escorregamento do solo.
Encerrada a palestra, os participantes foram divididos em grupos, onde discutiram e elaboraram propostas relacionadas a área, que serão encaminhadas para etapa estadual, em janeiro.