No dia 8 de junho, o Parque Francisco Rizzo recebeu simultaneamente dois importantes eventos sobre turismo, com a participação das prefeituras de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna.
No encontro inicial, a “3ª Reunião Temática de Turismo” do Conselho Consultivo (Consulti) da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, órgão do qual todas as prefeituras citadas são membros, foi apresentado o “inventário turístico de cada cidade”, resultado de duas reuniões anteriores, nas quais ocorreram a mobilização dos entes e a criação da “Região Turística Mananciais, Aventura e Arte”, composta pelos mesmos municípios.
No outro evento, a “2ª Reunião da Região Turística Mananciais, Aventura e Arte”, discutiu-se o papel dessa nova Instância de Governança Regional, sob a orientação do Ministério do Turismo para que regiões turísticas se estruturem e se relacionem para favorecer a criação de roteiros, projetos, produtos regionais e coletivos.
A partir dessa reunião da “Região Turística”, foram refletidos os seguintes pontos para proposta de plano de ação: Centro de Convenções Regional, cursos de preparação, estrutura de Roteiro Regional, tipos de turismo, infraestrutura, meios de comunicação, calendário regional de eventos, desenvolvimento econômico, fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo – Comturs, criação de estâncias, atualização e aperfeiçoamento das informações sobre o turismo, realização do Famtour, criação de campanhas de desconto regional para o incentivo do turista e participação em feiras e eventos de turismo.
Autoridades presentes: secretário de Turismo de Embu das Artes, Jefferson Siqueira, representante da Casa Civil do Governo de SP, Brígida Sacramento, coordenador da Região Turística Mananciais, Aventura e Arte, Paulo Pereira, empresários, técnicos e secretários de turismo da região.
Consulti
Ao Consulti cabe elaborar, propor e opinar propostas representativas dos 3 Poderes e da Sociedade Civil sobre questões de interesse da respectiva sub-região etc. Ele integra o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo (CDRMSP), cuja atuação visa o interesse comum ao Estado e aos municípios da região, em campos como planejamento e uso do solo, transporte, habitação, saneamento ambiental, entre outros.