Embu das Artes registra 49 pacientes recuperados da Covid-19

01/05/2020 - 18:01
Embu das Artes registra 49 pacientes recuperados da Covid-19

A cidade de Embu das Artes já registrou 49 pacientes recuperados do novo coronavírus (Covid-19), de 99 pessoas infectadas pelo vírus, sendo 20 homens e 29 mulheres com idade dos 21 aos 77 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes são moradores ou não de Embu das Artes, sendo que alguns permaneceram em isolamento domiciliar monitorados pelas equipes de Saúde e outros necessitaram de internação com atendimento no Centro Embuense de Combate ao Coronavírus, localizado nas proximidades do Parque Francisco Rizzo.

Embu das Artes foi pioneira na criação do Centro Médico de Combate ao Coronavírus, visando centralizar em um único lugar pessoas infectadas com o novo coronavírus, evitando assim aglomerações nas demais unidades de saúde do município. O espaço com capacidade de 40 leitos e  10 consultórios foi construído em apenas cinco dias, levando em consideração os avanços da doença e assim o governo municipal se antecipou em estar preparado durante a pandemia.

A moradora de Embu das Artes, Maria Suely, de 61 anos relatou como foi o atendimento no Centro Médico e a satisfação de sair curada. “Eu vi muita gente saindo de lá com vida e Deus permitiu que sobrevivêssemos para contar. Esse hospital eu não imaginei, quando mostraram construindo e quando menos esperasse eu estaria ali dentro. Eu só tenho que falar bem”, declarou.

O Centro de Combate ao Coronavírus recebeu também moradores de outras cidades como é o caso do João Batista, de 45 anos, morador de Santa Cecília no Centro de São Paulo. Ele teve os primeiros sintomas e passou por diversos hospitais, quando em Embu das Artes ele foi diagnosticado com Covid-19, e recebeu todo atendimento médico com a recomendação de tratamento domiciliar. “Graças a Deus estou em casa recuperado e quero agradecer a equipe médica da cidade de Embu das Artes, que me tratou muito bem, inclusive o doutor que me liga todos os dias”, disse.

Os dados apresentados oferecem esperança para os moradores da cidade e região. Embu das Artes têm 99 casos confirmados, 49 curados, 540 casos suspeitos e 18 óbitos confirmados. Dados atualizados na publicação dessa matéria.