Hoje, 5 de julho de 2021, Embu das Artes apresenta o resultado de muito trabalho e planejamento estratégico: 80% dos leitos de Enfermaria e UTIs estão vazios. Desde o início da pandemia, em março de 2020, a cidade é referência no enfrentamento da doença. Construiu em cinco dias o primeiro centro de referência do Brasil contra a covid-19. Em seguida, abriu o segundo no Jardim Vazame, local que também conta com equipamento de tomografia computadorizada mais moderno do mercado, sendo uma das principais ferramentas para o diagnóstico rápido da ação do vírus. No total, o município possui 91 leitos (81 Enfermaria e 10 UTIs), distribuídos entre o Hospital de Campanha do Vazame e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Santo Eduardo.
A cidade já aplicou mais de 117 mil doses e vem conseguindo antecipar todas as faixas etárias, caminhado à frente do calendário estadual de imunização. Todos os agendamentos foram informatizados, proporcionando mais agilidade e organização da vacinação, que ocorre em quatro polos do município, incluindo um drive thru.
Embu das Artes também foi uma das primeiras cidades da região metropolitana de SP a construir uma usina própria de oxigênio, garantindo o abastecimentos ao longo de toda a pandemia. Diante desses resultados positivos, o governo municipal planeja a retomada consciente de todas as atividades, inclusive a volta às aulas. O planejamento deverá ser anunciado nos próximos dias.