Embu das Artes terá 8 Pontos de Cultura

01/02/2010 - 0:00
Embu das Artes terá 8 Pontos de Cultura
Acessibilidade

Ainda neste primeiro semestre, a cidade de Embu das Artes ganhará oito Pontos de Cultura. O projeto é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC). O investimento total é de R$1.440.000,00, sendo que 50% serão pagos pela Prefeitura de Embu e o restante pelo MinC. A duração do programa será de três anos. Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

O que são Pontos de Cultura?

É um programa do Ministério da Cultura, que visa apoiar iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil em todo o país, estimulando a permanência e perpetuação das culturas locais. Em Embu, serão oito Pontos de Cultura. A definição dos locais onde eles serão instalados ocorrerá após a publicação dos editais públicos para inscrição das entidades que queiram participar do projeto. A previsão é que esse edital seja publicado até março deste ano.

Como se tornar um Ponto de Cultura?

Para se tornar um Ponto de Cultura, as entidades têm que firmar convênio com o governo municipal, participando de uma seleção, por meio de edital público. Elas ficarão incumbidas de articular e impulsionar atividades existentes nas comunidades em que atuam.

Quando o edital for lançado, será realizado um evento em que serão convidadas as instituições artísticas da cidade, autoridades locais e federais para apresentar o programa e explicar como as entidades podem inscrever seus projetos.

Para auxiliar aqueles que quiserem pleitear algum Ponto de Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá cursos de capacitação orientando-os como escrever e elaborar o projeto.

Quem escolherá os Pontos de Cultura?

Os contemplados serão escolhidos por uma comissão composta por membros do Ministério da Cultura, da sociedade civil e da Secretaria de Cultura de Embu das Artes. Os vencedores receberão os recursos para custeio e implantação do Ponto de Cultura por três anos, sendo que cada unidade receberá 60 mil reais por ano.

As instituições é que vão determinar como gastarão o dinheiro, mas serão fiscalizados pela prefeitura e pelo Governo Federal para que a verba não seja gasta de forma incorreta, certificando que realmente o recurso seja investido no desenvolvimento das atividades dos Pontos de Cultura.

Outra exigência do Ministério, é que cada Ponto de Cultura tenha uma sala de informática com internet para que todas as unidades do município e do Brasil conversem entre si, interagindo e trocando informações e experiências.

Quais serão os critérios de avaliação?

A Secretaria Municipal de Cultura revelou que serão impostas algumas condições para aqueles que queiram participar do edital: ter um ano de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), não possuir nenhum outro convênio com o MinC e que tenha comprovado o desempenho de atividades culturais na cidade por mais de dois anos.

Benefícios do projeto para a cidade

A secretaria acredita que o projeto é muito importante para a cidade e que o Governo Municipal está procurando fortalecer e implantar políticas públicas na área cultural.

Entre os benefícios do projeto estão o aumento da contratação de mão-de-obra dos artistas de Embu, pois as entidades que receberem esses Pontos de Cultura terão que contratar gestores e educadores para desempenhar as atividades. Além disso, é um instrumento de inclusão social e de difusão e conhecimento da história e cultura de Embu das Artes.

A expectativa da secretaria é que as entidades consigam dar continuidade aos trabalhos após o encerramento do programa.

----
Compartilhe nas redes sociais