Na sexta-feira, 10/9, o Ministério da Saúde aprovou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os municípios de Embu das Artes, Juquitiba, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra. A Central de Regulação Médica, responsável pelo atendimento de todos os chamados recebidos pelo 192 provenientes da região, será em Embu.
Para isso, a Central de Ambulâncias está em novo prédio, localizado no Jardim Magali, que será adaptado para receber a Central de Regulação utilizando recursos do Ministério da Saúde. Atualmente a Central é responsável pelo atendimento de: acidentes em geral, casos clínicos, fazer remoções (dos pronto-socorros para hospitais, por exemplo), atendimento ambulatorial no local e transporte de pacientes para tratamentos especializados em outros municípios como São Paulo ou Taboão da Serra.
O município receberá também três ambulâncias, sendo dois suportes básicos de vida e um suporte avançado de vida (UTI móvel). Itapecerica da Serra também receberá duas viaturas (um suporte básico e um avançado). Já Juquitiba receberá dois suportes básicos de vida e São Lourenço da Serra ficará com um suporte básico.
Esse serviço tem por objetivo, segundo o Ministério da Saúde, prestar socorro à população em situações de urgência e emergência. O atendimento é realizado em qualquer lugar, seja na residência, no trabalho ou nas vias públicas. Para isso, basta ligar a qualquer hora para o telefone 192. O município ainda não receberá os chamados, pois está em processo de implantação, contudo, assim que o serviço estiver disponível a população será devidamente informada.
O Samu/192 é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências criada, em 2003, pelo Governo Federal, e visa garantir melhor qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando cinco grandes ações, sendo elas:
• Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
• Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
• Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
• Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
• Estruturar o atendimento pós-hospitalar.