Embu das Artes vai sediar oficina do Prêmio Arthur Bispo do Rosário

29/08/2017 - 10:38
Embu das Artes vai sediar oficina do Prêmio Arthur Bispo do Rosário

Com presença garantida no VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário, o Centro de Convivência Conviver de Embu das Artes foi escolhido para sediar a Oficina de Esculturas e Instalações no dia 14 de setembro. A ação tem o intuito de sensibilizar a criação e produção estética, estimulando a participação de usuários de serviços de saúde mental do Estado de São Paulo no Prêmio.  Podem participar moradores de todas as idades, usuários ou não da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A inscrição gratuita pode ser feita aqui.

Também já estão abertas as inscrições para o Prêmio Atrhur Bispo do Rosário, Artistas usuárias/os de serviços de saúde mental, que residam no Estado de São Paulo, cada uma/um com até duas obras em cada categoria: Esculturas/Instalações, Pinturas e Ilustrações,  Fotografias, Literatura (Poesias, Contos, Crônicas e Textos) e  Vídeos. Os prêmios são de até mil reais. Inscrições até 5 de janeiro de 2018. Os interessados podem ser inscrever aqui, assim como ter mais informações.

Cidade premiada

Em 2009, Embu das Artes conquistou o terceiro lugar com a obra Cuca Legal, produzida coletivamente pelos usuários do Conviver nas oficinas de argila e artes, em parceria com o Memorial Sakai. Mais de 800 trabalhos de todo Estado de São Paulo participaram dessa edição. Já em 2011, a artista Ana Moura recebeu o Certificado de Menção Honrosa com a obra Zé Sambinha, sendo um dos dez primeiros.
Fidelcina Maria de Jesus Gallo, 65 anos, participou do VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário, em 2014, na categoria Esculturas/Instalações, com a peça Dé Lírios, uma luminária feita de garrafa pet, bolinha de gude, fios de cobre, crochê, colares de miçanga e uma galocha. A moradora da Chácaras Aurora ficou entre os 10 melhores colocados. Mãe de quatro filhos e vó de três netos, começou a frequentar o Centro de Convivência Conviver após a perda do marido, em 2007.
Atualmente, Fidelcina está em seu segundo mandato como conselheira gestora do Conviver. Engajada socialmente, sempre participou ativamente dos programas e eventos realizados pela Prefeitura, como o Festival de Calouros. “O Parque Rizzo é a nossa Disneylândia e o Conviver é a melhor faculdade do mundo” – declara ela, que já está preparando um trabalho para a próxima edição do prêmio.
Para Paula Bax, terapeuta ocupacional do Conviver, Fidelcina tem um olhar criativo do mundo. Sob o seu viés do meio ambiente sempre passa uma mensagem através da arte.  Tanto Cuca Legal quanto Dé Lírios ficaram expostos em São Paulo.

Serviço:
Oficina de Esculturas/Instalações
Centro de Convivência Conviver
Endereço: Rua Alberto Giosa, 320, Quinhaú, Parque do Lago Francisco Rizzo
Data: 14 de setembro

Programação:

13h30 às 13h45 – Credenciamento
13h45 às 14h00 – Abertura com Ed Otsuka – conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
14h às 16h30 – Oficina de Esculturas/Instalações

Ministrante:
Francisco de Assis da Silva – Em 2006 iniciou o contato com argila no APIA, um projeto social que trabalha como um ateliê de cerâmica. Em 2007 iniciou um curso de modelagem em argila do corpo humano com o artista plástico Israel Kylanski em parceria com o APIA. Atualmente como membro do Coletivo Saci lidera um projeto de oficinas de modelagem em argila em diversas universidades.

Quem foi Arthur Bispo do Rosário?
O sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi internado no dia 25 de janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, de naturalidade desconhecida, sem parentes, sem profissão e com antecedentes criminais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóide.
Na Colônia produzia mantos e estandartes, bordados e miniaturas recobertos por fio azul, que obtinha desfiando o uniforme usado pelas/os internas/os. No início dos anos 60, morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção. Durante os 25 anos ininterruptos que passou sem sair do manicômio, produziu 804 obras.
Considerado um artista de vanguarda, criador de objetos tridimensionais e precursor do que viria se chamar instalação, suas obras já foram expostas em grandes museus do Brasil e do mundo.