A diversidade cultural e a variedade de plantas marcaram o 4º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes, que terminou no domingo (22/10) com a presença de milhares de pessoas que lotaram o Parque do Lago Francisco Rizzo para assistir às apresentações da Banda Municipal de Embu e do grupo de Maracatu do Teatro Popular Solano Trindade. Foram quatro dias, em dois finais de semana, com muita música, dança, alimentação de qualidade, arte e artesanato e o lançamento da campanha Rio Limpo, desenvolvida pelo Instituto Jump.
Organizado e realizado pela Prefeitura de Embu e apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), o festival recebeu cerca de 30 mil visitantes e contou com a participação de produtores de flores e plantas da região Sudeste, além da Associação Orquidófila de São Paulo. Ao comprar diretamente do produtor, o público pôde pagar um valor acessível e receber informações sobre trato, origem, idade e manejo de plantas e flores. A Drogaria Far Mais realizou campanha de combate à hipertensão e o setor moveleiro da cidade esteve representado em vários ambientes com móveis fabricados em Embu.
A programação cultural deu destaque à produção local de ótima qualidade. Entre elas, a dança Yosakoi Soran (Dragão D’Água) e Tambores de Taiko, terapias alternativas, comidas típicas (yakisoba, tempurá, takoyaki), churrasco e artistas plásticos da cidade trabalhando ao vivo suas obras. Para garantir a diversão das crianças, o Mini Circo Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus apresentou espetáculos de mágica, malabarismo, palhaço e pintura infantil.
Uma trenzinho Maria Fumaça – a grande novidade do festival – transportou gratuitamente centenas de visitantes entre o Centro Histórico da cidade, a Fonte dos Jesuítas até o Parque do Lago.
Nos dois últimos dias do festival, estiveram presentes o ex-prefeito Annis Neme Bassith; a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleuza Gomes; os secretários, Jorge Harada (Saúde), João Ramos (Meio Ambiente), Fernando Amâncio (Finanças), Renato Gonda (Turismo) e Milton Oliveira de Jesus (Serviços Urbanos), os vereadores Silvino e Clidão do Táxi, além do presidente do Sindicato Rural de São Paulo, Yuichi Ide.
Presenças constantes no evento, Kiei Takayasu, vice-presidente do Comércio da Acise, e Sadao Nagata, da Cooperativa Agropecuária de Embu. O secretário de Governo, Paulo Giannini, e Renato Gonda estiveram na coordenação geral do evento, que contou com infra-estrutura de estacionamento, acesso e banheiro para portadores de deficiência, vendas por cartão eletrônico (VISA), ambulância no local e transcorreu sem nenhum incidente.