Embu integra roteiro do 3º Salão do Turismo

25/06/2008 - 0:00
Embu integra roteiro do 3º Salão do Turismo
Acessibilidade

Embu das Artes marcou presença mais uma vez no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado entre 18 e 22 de junho no Anhembi, pelo Ministério do Turismo. A Estância Turística de Embu integra o Circuito Turístico Regional “Taypa de Pilão”, apresentado no estande da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, na região Sudeste.

Cidade turística mais próxima da Capital, Embu mostra a riqueza de seu patrimônio histórico (remanescente do século XVI), cultural e natural, de seu artesanato e da arte expressada em quadros, esculturas, objetos, jóias, móveis e culinária. Esta riqueza atrai milhares de visitantes e turistas à “Terra das Artes”, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo.

Através de ações conjuntas do governo municipal, a Prefeitura de Embu melhora a infra-estrutura turística da cidade, valoriza artistas e artesãos embuenses, fortalece o segmento como fonte geradora de empregos, renda e instrumento de inclusão social, e integra-o aos pólos fomentadores do turismo.

Um exemplo é a participação de Embu das Artes na terceira edição do Salão do Turismo, que se consolida como a mais importante vitrine dos circuitos turísticos brasileiros. De acordo com os organizadores, cerca de 100 mil visitantes estiveram no parque de exposições paulistano durante o evento.

Sobre o Circuito Taipa de Pilão:
Ele é representativo do período da ocupação colonizadora do entorno Oeste metropolitano, onde religião, disputa de países, exploração racial e formação efetiva da Ínsula Brasil como Estado se mesclam num apaixonante e (quase) desconhecido roteiro histórico.

A partir de bens históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), existente em cidades da região sudoeste metropolitana, nasceu o Circuito Taipa de Pilão. O Circuito Taipa de Pilão propõe visitas monitoradas aos bens tombados em cada cidade: Aldeia de Carapicuíba, Sítio do Mandu e Padre Inácio / Cotia, Museu do Convento /Centro Histórico do Embu, Sítio Santo Antônio / São Roque e Conjunto Urbano de Santana do Parnaíba – Centro Histórico e Museu Anhangüera, visitas essas permeadas pelas possibilidades gastronômicas e de arte que cada município envolvido oferece.
(fonte: Sebrae-SP)

----
Compartilhe nas redes sociais