Embu já tem Plano da Igualdade de Gênero e Raça

27/11/2008 - 0:00
Embu já tem Plano da Igualdade de Gênero e Raça
Acessibilidade

O 20 de novembro de 2008 tornou-se um marco histórico para Embu. Na data já oficialmente reconhecida na cidade como feriado pelo Dia da Consciência Negra, foi lançado o Plano Municipal de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, em cerimônia realizada no Centro Cultural Embu das Artes.

Assinado pelo atual e futuro prefeito, por secretários e representantes da Comissão que o elaborou, o plano é resultado do diálogo e do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil de Embu, iniciados ainda no ano 2000, quando da elaboração do programa de governo de Prefeito, que previa a criação de políticas que reduzissem as desigualdades sociais. “Quando lançamos a Assessoria [de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça] sabíamos que teríamos dificuldades, mas procuramos sempre envolver a sociedade civil para que as nossas idéias dessem certo. E quando se governa dentro de quatro paredes, fechado no gabinete, não dá certo. Já com a sociedade é mais fácil implementar os planos de governo”, declarou o prefeito.

Como participante da elaboração do plano, o prefeito eleito Prefeito assegurou que, a exemplo de Prefeito, que não se acomodou, o seu governo não se acomodará e enfrentará os desafios. Segundo ele, é preciso radicalizar na participação da sociedade civil para que haja de fato transformações sociais.

Para o governo de Embu, o feriado é um importante dia de reflexão pela igualdade e justiça social. “Nesse dia as empresas deveriam abrir suas portas para debater a questão racial, o combate ao preconceito e a dívida social com relação aos negros, índios e excluídos”, sugeriu o prefeito Prefeito.

O Plano Municipal de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça propõe ações nas áreas de Educação; Saúde; Esporte, Cultura e Lazer; Geração de Trabalho e Renda; e Religiosidade. O documento na íntegra está aqui.

----
Compartilhe nas redes sociais