Embu mostra a arte singular de Nair Opromolla

01/07/2009 - 0:00
Embu mostra a arte singular de Nair Opromolla
Acessibilidade

A Exposição Nair Opromolla, com abertura no dia 18 de julho, em Embu das Artes, é uma oportunidade para passear pelo mundo da arte no Brasil a partir dos anos 40. A artista plástica paulistana, que viveu entre 1914 e 1982, atuou ativamente no movimentos culturais da sua época. Foi em 1943 que ela realizou a primeira exposição em São Paulo, onde participou do Salão Paulista de Belas Artes.

Vale lembrar que esse salão, criado em 1934, reunia os mais renomados artistas. Do 1º Salão participaram, por exemplo, Volpi, Tarsila do Amaral e Anitta Malfati. Outros integrantes desse salão, como Juarez de Almada Fagundes, Torquato Bassi, Eurico Franco Caiuby e José Maria da Silva Neves, fundaram a Associação Paulista de Belas Artes em 1942.

A arte na época estava concentrada no eixo Rio–São Paulo e Nair Opromolla visitou os cariocas para mostrar o seu trabalho, embora tenha feito aqui a sua carreira de artista e professora de arte da mesma escola em que estudou e depois assumiu a direção: a Escola de Belas Artes de São Paulo.

Os desenhos, feitos a lápis, carvão e crayon, e as pinturas a óleo sobre tela somam 28 trabalhos da premiada artista, doados por sua família ao acervo artístico e cultural de Embu das Artes. Não perca!

Abertura: 18 de julho às 11h
Encerramento: 16 de agosto
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – sala Jaldo Jones
(Largo 21 de Abril, 29, telefone 4781-4462)
Horário de visitação: diariamente, das 9 às 18 horas

----
Compartilhe nas redes sociais