Embu no combate à dengue

09/04/2010 - 0:00
Embu no combate à dengue
Acessibilidade

O número de casos de dengue em todos os municípios aumentou. Só no estado de São Paulo, foram registrados mais de 34 mil casos apenas no primeiro trimestre de 2010. Ribeirão Preto é o município com o maior número de casos. Até março foram mais de oito mil pessoas que contraíram a doença. A cidade de São Vicente registrou mais de dois mil casos e cinco mortes; em Santos foram quase mil casos com oito mortes.

Por isso a atenção tem que ser redobrada. Em Embu foram constatados três casos e a Secretaria de Saúde estima que esses casos devem subir com a chegada dos resultados de exames realizados. O Programa de Controle da Dengue do município alerta que as fortes e recorrentes chuvas e as altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde promove ações para o combate aos possíveis criadouros do mosquito e orientação à população. São feitas visitas frequentes às residências para verificar se há focos que, quando identificados, são eliminados.

Também atendem às denúncias de moradores, promovem palestras educativas e distribuição de materiais informativos e educativos.

Fique atento!

Para o combate dos focos de criação do mosquito transmissor da dengue, as pessoas devem descartar garrafas, latas ou recipientes que estão sem uso e ao ar livre. Uma opção é seca-los e deixa-los com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água, como as bromélias, também são um foco do mosquito, então as plantas deverão ser regadas a mistura de água e água sanitária, duas vezes por semana, para cada litro de água, usar uma colher de sopa de água sanitária.

É importante evitar o acúmulo de lixo e entulho. As latinhas, copos plásticos ou tampinhas de garrafas deverão ser colocados em um saco plástico bem fechado.

Os depósitos de água como poços, tonéis, tambores ou barris deverão ser bem lavados e cobertos com tela de nylon amarrada para não soltar.

Calhas entupidas e lages também podem acumular água, por isso mantenha-as limpas e sem água.

Sintomas da doença

Os sintomas são: febre alta, dores nas juntas do corpo e no fundo dos olhos e muito cansaço. Às vezes aparecem manchas avermelhadas no corpo. A qualquer sinal da doença, a orientação dos médicos é que procure um posto de saúde, não tome remédios sem indicação, mantenha repouso e beba bastante líquido. Mais informações nos telefones 11- 4785-3543/ 4785-3540. 

----
Compartilhe nas redes sociais