Embu participa de marcha pela saúde mental

30/09/2009 - 0:00
Embu participa de marcha pela saúde mental
Acessibilidade

Dez representantes de Embu das Artes, entre usuários e técnicos da Saúde Mental, ligados à Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER), participam nesta quarta-feira, 30/9, da Marcha dos Usuários da Saúde Mental, em Brasília. O movimento dará voz às pessoas que lutam pela reforma psiquiátrica antimanicomial. A participação de Embu foi garantida pelo Governo Municipal por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde.

Num esforço de mobilização para a marcha, a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária recebeu 140 inscrições de todo o estado de São Paulo. A falta de apoio, no entanto, limitou a 44 o número de participantes, destacando-se o grupo de Embu. O ônibus para a viagem teve o apoio do Conselho Regional de Psicologia e do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo.

Além da marcha que terminará na Praça dos Três Poderes, o dia de atividades inclui shows com Trem Tan-Tan (MG) e Harmonia Enlouquece (RJ). Na Tenda Cultural o público poderá curtir uma exposição de fotografias dos 22 anos de luta antimanicomial, imagens do Bispo do Rosário, cartazes da luta antimanicomial e fotos das blitz realizadas em manicômios. Tem, ainda, exposição e venda de livros e de produtos de 30 projetos de trabalhos ligados à Rede de Saúde Mental e Economia Solidária (artesanato, camisetas, marchetaria, bolsas, colares etc.).

A marcha reúne ainda os seguintes representantes paulistas: Amigos da Arte – CAPS II Pirituba; Associação de Usuários, Familiares e Trabalhadores da Saúde Mental de Suzano; Bar Bibi-Tantã; Bar Saci (Associação Vida em Ação); CAPS AD São Mateus; Carinho Feito a Mão; Cobra Criada; Espaço Arteviver – CAPS II Pirituba/Jaraguá; Grupo Reviver – Zona Leste/Ermelino Matarazzo; Livraria Arca do Visconde; Mão na Arte; Núcleo de Oficinas Terapêuticas e de Trabalho do Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita do Passa Quatro; Oficinas de Artesanato, Culinária e Mosaico – CECCO Bacuri; Ponto de Encontro; Projeto Gera Ação; Recriart; Rede Prosol – CECCO Santo Amaro; Projeto Tear; Oficina dos anjos, Fotocopiadora, Café da gente: lanchonete, Sebo, Marcenaria, Dasdoida – oficina de moda e oficina de silk, brechó, Projeto office boy e Projeto de reciclagem da Associação Franco Basaglia (AFB).

----
Compartilhe nas redes sociais