Realizou-se neste dia 15, no Centro de formação de professores de Osasco, o 1° Seminário Metropolitano de São Paulo do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), com a presença de representantes das cidades que participam do Comitê Metropolitano e de diversos municípios convidados.
Ana Neri, consultora do MEC para o Mais Educação, defendeu o aprendizado com as experiências locais, enquanto César Calegari, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, destacou as vitórias importantes pela educação em nível federal, com a aprovação de emenda constitucional que amplia o ensino obrigatório para 14 anos, incluindo mais de 4 milhões de jovens, e da extinção da DRU (Desvinculação de Receitas da União), que permitirá o aporte de mais R$ 9 milhões por ano no sistema educacional.
Rosimary Matos, secretária de educação de Embu, chamou atenção para a necessidade da atuação conjunta da região metropolitana na garantia da educação como um direito de todos. Defendeu ainda o uso de rodas de conversa, brincadeiras, dança e jogos no espaço escolar.
Além da mesa de abertura foram realizadas discussões em três eixos: Gestão e Participação Democrática, com estudos de caso dentro e fora do Mais Educação; Currículo e aprendizagem, envolvendo o papel de monitores e professores comunitários; e Intersetorialidade e Redes Educativas, comparando experiências realizadas e sua integração com o entorno escolar e o planejamento das unidades. O evento contou ainda com palestra do professor Moacir Gadotti e apresentações culturais de Taboão da Serra e Embu.
O programa Mais Educação têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar, com atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer realizadas no contraturno, e investimentos em infra-estrutura, formação docente e contratação de profissionais e conta com a parceria de 55 secretarias de educação municipais, 25 estaduais e a secretaria do Distrito Federal. Na execução do programa estão envolvidos os ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.