Embu perde o talento de Luzia Caetano

13/01/2009 - 0:00
Embu perde o talento de Luzia Caetano
Acessibilidade

No sábado, 3 de janeiro, Embu perdeu uma das suas principais artistas. Aos 64 anos, Luzia Caetano faleceu de acidente vascular cerebral (AVC). O enterro aconteceu dia 4, no Cemitério dos Jesuítas, no Parque Pirajuçara, em Embu.

Mineira de Alfenas, mas embuense de coração, a artista primitivista chegou ao Embu em 1961 e conviveu com os artistas pioneiros que criaram o Movimento Artístico da cidade, como Azteca, Cássio M´Boy, Sakai, Assis de Embu, entre outros. Três de seus oito irmãos também eram pintores conhecidos no Embu, hoje falecidos.

As obras da artista são reconhecidas internacionalmente e fazem parte de importantes coleções particulares em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Israel, Holanda, Japão e Chile. Luzia participou de todos os salões de arte de Embu, de exposição coletiva na cidade japonesa de Hino e de três edições da Bienal Naïfs do Brasil, realizada em Piracicaba. Por ser uma das grandes contribuidoras da arte do município em que escolheu para viver, em 2007, ganhou uma exposição intitulada “Luzia Caetano – Retrospectiva 40 Anos de Embu das Artes”.

Para homenagear a artista, durante o II Revelando São Paulo Entre Serras e Águas – Festival de Cultura Paulista Tradicional realizado em janeiro de 2009, no município de Atibaia, a Secretaria de Turismo de Embu expôs um de seus belíssimos estandartes. Luzia deixou filhos e netos, e muita saudade no coração de todos os admiradores da arte.

----
Compartilhe nas redes sociais