Morreu no sábado, 15/06, o artista Richard Czukewitz. O ferreiro alemão radicado em Embu das Artes há mais de 30 anos veio para a cidade, em 1978, para realizar trabalhos de artes plásticas e ministrar cursos de forjaria à convite da igreja católica.
Richard encontrou seu berço na cidade. Durante os anos em que viveu em Embu das Artes, constituiu família e se dedicou à forjaria. Em seu ateliê, no Jd. Pinheirinho, recebia crianças e adultos para mostrar como se executa o ofício de ferreiro artístico e também para ensinar a arte de trabalhar com o ferro.
Entre os principais trabalhos produzidos pelo artista estão: a Viela das Lavadeiras, peças do Convento Maria Imaculada e uma grade de 22 metros de comprimento, com folhas de uva banhadas a ouro, localizada na Basílica, na cidade de Aparecida do Norte. Richard também produziu peças de cenografia para diferentes produções televisivas.
O ferreiro artístico representou a cidade de Embu das Artes no festival “Revelando SP” de 1998 até 2009. Nos últimos anos, Richard vinha enfrentando uma série de conturbações pessoais.
Vítima de um infarto fulminante, Richard Czukewitz faleceu aos 60 anos, deixando saudades em todos o que conheceram. Ele foi enterrado no “jazigo dos artistas”, no Cemitério do Rosário.
A missa de sétimo dia será celebrada hoje (24/06), às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rua da Matriz, 53, Centro.
Patrícia Cavalho – estagiária