Em agosto, Embu comemora a 6ª Semana Municipal de Aleitamento Materno. De 8 a 14 de agosto, todas a Unidades Básicas de Saúde do município farão uma decoração relativa ao tema deste ano: “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”. A melhor estratégia será premiada no encerramento das atividades, dia 14, das 9 às 13 horas, no Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de Abril, 29 – Centro), com uma mesa-redonda dirigida aos funcionários da saúde, visando a discutir práticas na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno. Na ocasião, serão ministradas palestras por profissionais da rede municipal de Embu e pela pediatra do grupo de apoio ao aleitamento materno do Instituto de Saúde de São Paulo, Ana Júlia Colameo. A taxa de aleitamento exclusivo em Embu até quatro meses era de 12% em 1996, passou para 22% em 2001 e saltou para 35% em 2004 e em 2006 atingiu 37%.
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê e traz inúmeras vantagens para a mulher. A mãe que amamenta protege o bebê de diversas doenças e por ficar em contato com ele transmite-lhe mais carinho e segurança. Amamentando seu filho, a mãe perde mais rapidamente o peso que ganhou na gravidez, diminui o sangramento do útero, prevenindo a anemia, além de reduzir as chances de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão capacitadas a orientar e apoiar o aleitamento materno, através do Programa de Apoio Materno e Infantil (PAMI) e dos Ambulatórios de Aleitamento Materno. Em caso de dúvida, procure o posto mais próximo de sua residência para obter esclarecimentos adicionais.
Mais informações, ligue Ouvidoria da Saúde – 4785-3530 ou 4241-6998 ou Disque Serviços da Prefeitura: 0800-7730005