Embu quer fortalecer rede de proteção contra a violência

28/11/2007 - 0:00
Embu quer fortalecer rede de proteção contra a violência

Conforme texto extraído da cartilha Violência contra crianças e adolescente,editada pelo Núcleo de Combate à Violência de Embu, "a violência pode ser definida, para efeitos operacionais, pelo uso da força com vistas à exclusão, ao abuso e ao aniquilamento do outro, seja este outro um indivíduo, um grupo, um segmento social ou um país. Trata-se do exercício do poder de uns sobre os outros, do mais forte sobre o mais fraco, desconsiderando o desejo e a identidade do outro e submetendo este outro ao próprio desejo".

"Não há caminhos para a paz. A paz é o caminho". A frase de Mahatma Ghandi foi lembrada pelo padre Jaime Crowe, presidente da Sociedade Santos Mártires do Jardim Angela, durante a abertura do 2º Fórum Caminhos para a Construção da Paz, realizado dia 27 de novembro, em Embu das Artes. Promovido pela Prefeitura de Embu, através da Secretaria da Saúde, com apoio da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), o fórum reuniu representantes de todas as secretarias de governo, Ministério Público e da sociedade civil, para uma reflexão sobre as questões da violência em suas várias manifestações, com a finalidade de fortalecer a Rede de Atenção e Proteção à Infância e Adolescência no município de Embu.

Coordenador do Fórum em Defesa da Vida e morador de Embu durante 17 anos, nas décadas de 60 e 70, padre Jaime disse que é preciso ter "ousadia" para enfrentar a violência e citou seis princípios que norteiam os movimentos pela paz em todo o mundo e são os alicerces para uma cultura da paz: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, redescobrir o planeta Terra e praticar a solidariedade.

O prefeito Prefeito saudou padre Jaime, ex-companheiro de lutas no início de sua carreira política, e sugeriu aos presentes a ampliação das ações do fórum também para os idosos, "que sofrem tanto ou mais violência do que as crianças e jovens". Lembrou que a má utilização do dinheiro público também é uma forma de violência contra a população e afirmou que "o recurso financeiro é importante, mas o recurso humano é fundamental" para o enfrentamento da violência.

Jorge Harada, secretário de Saúde, ressaltou que a construção da paz no município é política de governo e envolve as diversas áreas da administração municipal, como Saúde, Educação, Cidadania, Inclusão Social, Lei Seca, Banco de Alimentos, Incubadora de Cooperativas. Segundo ele, a política de promoção da saúde do município está em consonância com a política desenvolvida pelo governo federal, cuja prioridade é o Pacto pela Vida, e que em sete anos de gestão reduziu os altos índices de homicídios no município, fazendo com que Embu tivesse em 2006 e 2007 os menores índices de homicídios dos últimos 20 anos.

Para Prefeito, sociólogo e chefe de Gabinete, estes resultados demonstram que a política desenvolvida pela administração do prefeito Prefeito está no caminho certo, com marcas de governo que melhoram a qualidade de vida da população e propiciam uma participação cidadã na busca de soluções para os problemas da cidade. São elas: inclusão social, modernização administrativa, gestão democrática, cidade bonita e organizada e desenvolvimento.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde divulgará documento com os encaminhamentos propostos pelo fórum.