Sob o tema Construindo o Conhecimento no Tempo e Espaço de Todos, o 6º Seminário de Educação de Embu revela os avanços que gradativamente o município alcança no sentido de educar com qualidade, respeitando e valorizando o aluno em suas potencialidades. Promovido pela Prefeitura de Embu através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento reuniu cerca de 2.500 professores e outros profissionais da educação municipal, além de escolas conveniadas, estaduais e particulares nos dias 30/11 e 1º/12 em palestras e debates realizados no Ginásio Hermínio Espósito e no Parque do Lago Francisco Rizzo, na região central.
Na abertura, a educadora Elvira Souza Lima, consultora internacional de Projetos Educacionais, enfocou a "Inclusão e Aprendizagem de Todos na Escola". A importância da educação na -Efetivação dos Direitos Humanos na Contemporaneidade – Dilemas e Perspectivas foi tratada pelo professor Renato Rosendo, ativista dos direitos da criança e ex-titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A palestra de encerramento "Qualidade Social da Educação: Acesso, permanência e Aprendizagem" foi ministrada pela professora Jeanete Beauchamp. Ex-secretária municipal de Educação de Embu, ela é diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC).
Em quatro mesas de interesse foram aprofundadas discussões a respeito do desenvolvimento humano com foco na infância, na adolescência, direitos humanos, atenção à educação dos deficientes e formação educacional de jovens e adultos. O público apreciou Apresentações culturais de alunos da rede municipal, entre elas o Boi Bumbá, deram brilho especial ao evento que reuniu ainda especialistas de instituições como USP, PUC-SP, Unicamp, EAESP-FGV, UFRJ, Universidade Federal de Goiás, UNP Rio Grande do Norte, Instituto Paulo Freire e Ação Educativa. Foi prestigiado pelo prefeito Prefeito, vice-prefeito Roberto Terassi, chefe de Gabinete Prefeito, Rosimary Matos e Luzia Souza, respectivamente secretária municipal e secretária adjunta de Educação, e pelos vereadores Maria das Graças e Silvino.