Embu das Artes foi selecionada para participar de uma das atividades do Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Promoção do Emprego (GRPE). Nos dias 25 e 26 de outubro será realizada na Câmara Municipal, das 9 às 17 horas, a Oficina sobre Trabalho Decente, Gênero, Raça e Pobreza, com uma diversificada programação, envolvendo palestras, debates e trabalhos em grupos. Coordenada pela Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça da Secretaria de Participação Cidadã, a atividade é específica para gestores e funcionários municipais da área.
Criado no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o programa instituído pelo governo federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego visa a capacitar os gestores públicos na implementação e eficácia das políticas que combatam a discriminação no trabalho e promovam a justiça social.
A escolha de Embu se deve especialmente por ser uma das poucas cidades paulistas que contam com o Plano Municipal de Igualdade de Gênero e Raça, que estruturou sua Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e por integrar as políticas sociais. Osasco e Diadema são as duas outras cidades do Estado selecionadas.