Embu renova no turismo

05/10/2010 - 0:00
Embu renova no turismo
Acessibilidade

O Festival de Flores Embu das Artes deste ano mostrou que o evento tem espaço para crescer mais, na avaliação do secretário de Turismo, Valdir Luís Barbosa, que no encerramento do 8º Festival fez o lançamento da 9ª edição do evento de 2011. A decisão foi bem recebida pelos empresários participantes e oferece, a esses e àqueles que se interessarem em participar, mais tempo para se organizarem e até se programarem para apresentação de novos produtos, por exemplo, durante o festival. O objetivo é incentivar a participação para promover o crescimento turístico, como parte do desenvolvimento econômico proposto pelo governo de Prefeito. 

No lançamento do 9º  Festival de Flores e Plantas Embu das Artes, em 25/9, o secretário destacou a ampliação de horários noturnos, a inclusão de atividades com mais potencial de atração no domingo à tarde e no sábado à noite, a ampliação e o aperfeiçoamento de oficinas e palestras, a criação de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e o aprimoramento do espaço dedicado a Arte ao Vivo, que terá mais artesanato. Conversar com os parceiros da edição deste ano – como Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise), CCR Rodoanel, Sansuy, Senar, Recon Eventos, Skin Refrigerantes, União Jardins e Sebrae-SP – e outros, como associações e sindicatos rurais, faz parte do cronograma do secretário para preparação do Festival de 2011, programado para os dias 30/9, 1º, 2, 7, 8 e 9/10.

Aprovação do público

O público que visitou o 8º  Festival aprovou, na frequência, na participação em oficinas e palestras, nas compras, o aprimoramento do que sempre foi oferecido no Festival, as inovações e a inclusão de novos segmentos. Na palestra Cultivo de Orquídeas, Rafael Galati, do Orquidário da Serra, manteve a plateia atenta, enquanto na oficina Cerâmica a terracotista Tônia do Embu coordenava a oficina de seus alunos do Memorial Sakai, que ensinavam aos interessados a dar os primeiros passos no trato com o barro. 

O público participou das atividades e fez compras, muitas compras, a exemplo de Vicente Tuba, que acompanhava a mãe com o carrinho cheio de flores vermelhas. Aos  35 anos ele teve leucemia (agora tem 48 e se curou com transplante de medula) e alguém disse à sua mãe que a flor vermelha representava sangue e vida. “Nunca mais deixe de ter em casa”, diz. Já Cláudia, a filha Júlia e o marido Euclides Araújo preferiram as azaléias. “Vou colocar na sacada do apartamento”, diz Cláudia, que pela segunda vez visitou o festival com a família. 

Famílias assim tinham muitas, mas ninguém mais feliz que Cleide Pongilo e Douglas Leme, o Relações Públicas da Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER), ligada à Secretaria Municipal de Saúde. Eles também tiveram um estande no Parque Rizzo para expor os vasos de cerâmica que produziram nas atividades da associação, junto com outros colegas atendidos pela AASMER. 

Dias e horários para 2011

O 9º Festival de Flores e Plantas  2011 terá ampliados os setores de insumos, equipamentos, acessórios, paisagismo e decoração. Contará com programação oferecida em 2010, com mais oferta de flores e plantas, área para as crianças, oficinas diversas, palestras, atrações artísticas e shows musicais. Está programado para os seguintes dias e horários:

30/9/2011, abertura às 17h e vai até 21h
1º/10/2011 – 9 às 21h
2/10/2011 – 9 às 19h
7/10 – 17 às 21h
8/10 – 9 às 21h
9/10 – 9 às 19h

Os empresários interessados em participar do evento em 2011 já podem procurar a Secretaria de Turismo: tel. (11)  4785-3566, e-mail: turismo@embu.sp.gov.br

----
Compartilhe nas redes sociais