O município de Embu sediará importante evento médico sobre o câncer de 19 a 21 de maio. O Secretário de Saúde de Embu, Jorge Harada, e membros da Secretaria Municipal de Saúde, participam como convidados da abertura da IV Conferência Internacional de Onco-Hematologia, no dia 19/5, a partir das 14h, no Hotel Almenat, na cidade de Embu (SP). São esperados cerca de 400 participantes. A IV Conferência é realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). É a única conferência sobre Onco-Hematologia promovida no Brasil para pacientes, familiares e equipe multidisciplinar (dentistas, nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais).
As palestras serão ministradas pelos especialistas dos melhores centros de tratamento brasileiros e por representantes de entidades internacionais. Os temas foram divididos de acordo com o interesse do público: Política em Saúde, Profissionais da Saúde, Patologias e Tratamentos Complementares (leia quadro abaixo).
O evento conta com a participação especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde (ANS) e das entidades internacionais Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Lymphoma Coalition, The Leukemia and Lymphoma Society.
Segundo os organizadores estar bem-informado é o primeiro passo para quem deseja ter qualidade de vida. No caso de pacientes com câncer não é diferente. Estas pessoas precisam receber orientações sobre a doença, o tratamento, as recomendações, os efeitos adversos, os riscos e os benefícios aos quais estão sujeitas.
Pacientes informados aderem facilmente ao tratamento e lidam melhor com a doença. A ocorrência de depressão e ansiedade tem se mostrado menor em pessoas que sabem o que esperar da medicina. "A melhor forma de tratar pacientes cronicamente enfermos é oferecer informações e estabelecer vínculos de confiança", explica a oncologista Ana Lúcia Cornacchione, do Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (ITACI).
A conferência deste ano visa também a incentivar a humanização da relação médico-paciente; abordar aspectos importantes do tratamento atual; contribuir com a atualização de profissionais da saúde; identificar a problemática de cada área para elaborar propostas de melhoria; e esclarecer o paciente a respeito dos seus direitos na Justiça.
Resultados alcançados
A divulgação de informações e a troca de experiências profissionais de várias especialidades da área da saúde, pacientes, familiares e membros do Governo têm se mostrado enriquecedoras. "A participação de todos tem inspirado e viabilizado mudanças importantes na Onco-Hematologia", explica Merula Steagall, presidente da ABRALE. "Nosso foco é promover o bem-estar, a qualidade de vida e a disponibilização ininterrupta do melhor tratamento para os pacientes com Linfoma, Leucemia, Mieloma Múltiplo e Mielodisplasia em todo o Brasil."
Pacientes, familiares, equipe multidisciplinar, representantes de associações e casas de apoio, Secretarias Estaduais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e demais interessados em Onco-Hematologia podem se inscrever pelo site www.abrale.org.br ou pelo (11) 3149-5190.
Programação da IV Conferência Internacional de Onco-Hematologia Abrale
19/05 – Políticas em Saúde na Onco-Hematologia
14h – Abertura
14h15 – A Saúde no Atual Governo: Iniciativas e Perspectivas na Onco-Hematologia – Dr. José Gomes Temporão – Ministério da Saúde
14h45 – Política Nacional de Atenção ao Câncer – Dr. Luiz Antonio Santini – Instituto Nacional do Câncer (INCA)
15h15 – Discussão
15h45 – Intervalo
16h15 – Planos de Saúde ao Paciente Oncológico – Dra. Maria da Conceição Gomes – Agencia Nacional de Saúde – ANS
16h45 – Principais Projetos de Apoio ao Paciente Realizados nos EUA – Hildy Dillon – Leukemia and Lymphoma Society
17h25 – Projetos da ABRALE 2005-2006 – Merula Steagall
17h45 – Discussão
18h15 – A História de Superação de Gianluca – Renan Dal Zotto – Medalhista Olímpico de Voleibol
20h30 – JANTAR
20/05 – Programa aos Profissionais da Saúde
8h – Atendimento Psicológico a Pacientes e Familiares – Dra. Heloisa Chiattone – Hospital Brigadeiro
8h30 – Cuidados Paliativos – Dr. Giovanni Di Sarno – Secretaria da Saúde de São Paulo
9h – Discussão
9h30 – Intervalo
10h – Desenvolvimento de Protocolos de Pesquisa – Dr. Pedro Dorlhiac – Hospital das Clínicas de São Paulo (SP)
10h30 – Pós-transplante de Medula Óssea – Dr. Daniel Tabak – Centro de Tratamento Oncológico – CENTRON (RJ)
12h – Discussão
20/05 – Pacientes e Familiares
8h – Leucemia Mielóide Aguda – Dr. Nelson Hamerschlak – Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e Moderador Dr. Julio Voltarelli – Hemocentro de Ribeirão Preto (SP)
8h50 – Discussão
8h – Leucemia Linfóide Aguda – Dr. Wellington Azevedo – Hospital das Clínicas de Minas Gerais (MG) e Moderador Dr. Bernardo Garicochea – PUC (RS)
8h50 – Discussão
8h – Linfoma de Hodgkin – Dr. Carlos Chiattone – Santa Casa de São Paulo (SP) e Moderador Dr. Nelson Spector – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
8h50 – Discussão
8h – Mielodisplasia – Dr. Ronald Pallota – Centro de Transplantes de Medula Óssea (BA) e Moderador Dr. Daniel Tabak – Centro de Tratamento Oncológico – CENTRON (RJ)
8h50 – Discussão
8h – Mieloma Múltiplo – Dr. José Salvador – Hospital Santa Marcelina (SP)
8h50 – Discussão
8h – Leucemia Linfóide Crônica – Dra. Lorena Figueiredo Pontes – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (SP)
8h50 – Discussão
8h – Leucemias Infantis – Dra. Katherina Tobos Melmikof – Hospital Brigadeiro (SP) e Moderadora Dra. Ana Lúcia Cornacchioni – Hospital das Clínicas de São Paulo (ITACI)
8h50 – Discussão
8h – Linfoma Não-Hodgkin Infantil – Dr. Vicente Odone Filho – Hospital das Clínicas de São Paulo (SP)
8h50 – Discussão
8h – Linfoma Não-Hodgkin – Dra. Laura Maria Fogliato – Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) e Moderador Dr. Jacques Tabacof – Centro Paulista de Oncologia (CPO)
8h50 – Discussão
8h – Leucemia Mielóide Crônica – Dr. Walter de Macedo – Hospital Sírio Libanês (SP) e Moderador Dr. Celso Massumoto – Hospital Sírio Libanês (SP)
8h50 – Discussão
9h30 – Intervalo
20/05 – Interesse Geral
10h – Mesa Redonda: – Como Humanizar o Tratamento Onco-hematológico: A visão:
do Médico – Dra. Clarisse Lobo
da Enfermagem – Eloise Borriel
da Psicologia – Heloisa Chiattone
do Serviço Social – Célia Redó
da Nutrição – Fabíola Suano
da Terapia Ocupacional – Ana Paula Mastropietro
da Odontologia – Rosana Claudia Scramin Wakim
do Paciente – Walter Console
12h – Discussão
20/05 – Conferências Plenárias
14h – Infecções – Dra. Ana Luiza de Oliveira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) 14h40 – Dermatologia – Dra. Celina Ponte – Corium Dermatologia e Dra. Cláudia Moricz – Corium Dermatologia
15h – Discussão
15h20 – Intervalo
15h50 – Fertilidade e Sexualidade
16h30 – Direitos dos Pacientes – Dra. Maria Cecília Mazzariol Volpe
17h30 – Discussão
18h – PALESTRA SHOW: JAMIRO WANDERLEY
20h30 – JANTAR
21/05 – Conferências Plenárias
8h – Evolução Histórica do TMO e dos Tratamentos da Onco-Hematologia no Brasil –
Dr. Ricardo Pasquini – Hospital das Clínicas de Curitiba (PR)
8h40 – Efeitos Adversos da Quimioterapia e Radioterapia Durante e Após o Tratamento – Dr. Nelson Hamerschlak – Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
9h20 – Reações Adversas Pós-Transplante – Dr. Daniel Tabak – Centro de Tratamento Oncológico – CENTRON (RJ)
10h – Discussão
10h30 – Intervalo
11h – Relaxamento e Meditação Auxiliando no Processo de Cura – Silvana Occhialini – Presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui e Márcia De Lucca – Fundadora do Centro Integrado de Yôga, Meditação e Ayurveda (CIYMA)
11h45 – Relação Médico-Paciente – Dr. Milton Glezer – Hospital Albert Einstein (SP)
12h25 – Depoimento de Paciente – Ruy Machado – Paciente Leucemia Mielóide Crônica
12h45 – Encerramento do Evento – Merula Steagall