Embu terá roteiros turísticos temáticos

16/02/2011 - 0:00
Embu terá roteiros turísticos temáticos
Acessibilidade

O debate está  aberto a empresários, artistas e representantes de entidades que queiram sugerir ou integrar os roteiros já  definidos. Participe!

“Nunca, em 20 anos, houve uma iniciativa como essa. Legal o que está acontecendo aqui”, declarou a empresária Nancy del Nero, interessada em roteiros de ateliês. “Quero ver como índio vai participar”, disse o pagé Tsereomorate, Teyhidzatse Tsouiró ou Tomás, que quer mostrar arte, música, dança, artesanato e costumes da tribo xavante “ao vivo” em Embu. Além deles, outros falaram de turismo receptivo e do que têm a oferecer ao visitante, durante o encontro, em 10/2, para discutir Roteiros Turísticos Temáticos em Embu das Artes, com participação de empresários, artistas, representantes de entidades e grupos indígenas, do secretário de Turismo, Valdir Barbosa, e sua equipe. 

Essa foi a primeira de uma série de reuniões que deverá ocorrer para conhecimento e integração dos diversos segmentos às propostas de roteiros apresentadas pela secretaria e outras que poderão ser criadas a partir das conversações e integração de mais entidades e artistas. “Organizar os roteiros significa profissionalizar para atender melhor o turista. E desenvolver o receptivo não é uma tarefa só da Prefeitura, mas de todos”, disse o secretário. 

No encontro, foram abordados vários aspectos, como os potenciais turísticos e atrativos consolidados, que constam das propostas de roteiros apresentadas: Roteiro cultural, no Centro Histórico, incluindo a Feira de Embu das Artes, o Museu de Arte Sacra, o  Museu do índio, o Centro Cultural, a Capela de São Lázaro, a Casa do Artesão; Roteiro Bem-estar, no entorno da cidade, com visita ao Memorial Sakai, à Fonte dos Jesuítas, ao Parque do Lago Francisco Rizzo, ao Orquidário da Terra, ao Teatro Solano Trindade, às praças, aos monumentos e aos parques, em construção, da Cidade e Linear; Roteiro dos Ateliês, integrado por Instituto Portucale de Cerâmica Luso-brasileira e ateliês; Roteiro de Ecoturismo e Rural, com passeio pela Cidade das Abelhas, Cia. dos Bichos, Fonte dos Jesuítas, Clube Ziu Enomoto; Roteiro Memória da Cidade, para ser estruturado com visita ao Centro Cultural Mestre Assis, Teatro Solano Trindade, Memorial Sakai, percurso e atividades que permitam um contato com a obra e história de grandes artistas de Embu, como Mestre Gama, Josefina Azteca, Jaldo Jones, além de visita a ateliês.

Desenvolvimento sustentável

Buscar o desenvolvimento sustentável através do turismo faz parte do programa de governo do prefeito Prefeito, que iluminou praças, construiu calçadas e pavimentou ruas, além de abraçar grandes projetos, como os parques da Várzea e Linear, em construção, um projeto ambicioso no sentido de organizar os produtos turísticos, com benefício para todo o segmento. A Secretaria de Turismo continuará trabalhando para estruturar e colocar à disposição do público os roteiros temáticos ainda neste ano. 

Compareceram ao encontro representantes da Cidade das Abelhas, do Clube Ziu Enomoto, Espaço Animarte, Instituto Portucale, Sociedade Ecológica, Casa do Empreendedor, Associação Arte Nativa Indígena, Guia DVD Brasil Turismo, Etnia Xavante e artistas plásticos. Os empresários, representantes de entidades e artistas que quiseram participar da elaboração dos roteiros podem procurar o coordenador de Receptivo Turístico, Reginaldo Pires, no Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Largo 21 de Abril, 139, tel. 4704-6565).

----
Compartilhe nas redes sociais