A Estância Turística de Embu comemora a 5ª Semana Municipal de Aleitamento Materno de 6 a 10 de agosto, com atividades artísticas e culturais em todas as unidades de saúde. Nesses espaços haverão apresentações de teatro, chá da tarde, painéis de fotos, oficinas de pintura, confecção de roupinhas de bebês, entre outras. A Secretaria Municipal de Saúde também festeja o crescimento do número de mães que amamentam seus bebês exclusivamente no peito até o quarto mês de idade e premiará as unidades de saúde Amigas do Peito. A taxa de aleitamento exclusivo até quatro meses era de 12% em 1996, passou para 22% em 2001 e saltou para 35% em 2004, em 2006 atingiu 37%.
O tema mundial deste ano é “Amamentar ao nascimento sem nenhum impedimento”, ou seja, amamentar desde as primeiras horas de vida. A comemoração no município inclui, ainda, uma mesa-redonda, no dia 8 de agosto, no auditório da prefeitura, dirigida aos funcionários da saúde que visa a discutir sobre a prática na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno, com a participação de ginecologistas, pediatras, técnicas de higiene bucal, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários. No mundo todo, a semana é comemorada de 1 a 7 de agosto.
Confira a programação:
Dia 8, quarta-feira
8h – mesa-redonda Prática na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno, dirigida aos funcionários da saúde
11h – premiação das unidades Amigas do Peito
Dia 9, quinta-feira
15 às 18h – festa em comemoração à data no Parque Francisco Rizzo, com gestantes e seus companheiros, com música ao vivo.
Alimento completo
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê e traz inúmeras vantagens para a mulher. A mãe que amamenta protege o bebê de diversas doenças e, por ficar em contato com ele, transmite-lhe mais carinho e segurança. Amamentando seu filho, a mãe perde mais rapidamente o peso que ganhou na gravidez, diminui o sangramento do útero, prevenindo a anemia, além de reduzir as chances de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão capacitadas a orientar e apoiar o aleitamento materno, através do Programa de Apoio Materno e Infantil (PAMI) e dos Ambulatórios de Aleitamento Materno. Em caso de dúvida, procure o posto mais próximo de sua residência para obter esclarecimentos adicionais.
Mais informações, ligue Ouvidoria da Saúde – 4785-3530 ou 4241-6998 ou Disque Serviços da Prefeitura: 0800-7730005